Blog do Labjor

Laboratório do curso de Jornalismo da Universidade de Fortaleza

Cursos de arte gratuitos no Dragão do Mar

Você que se interessa por artesanato, irá acontecer em Fortaleza o projeto ‘Gravuras em rede’ com cursos gratuitos de xilogravura e gravura em metal. A iniciativa do Governo do Estado, em parceria com o Centro Cultural Dragão do Mar, é para aperfeiçoar os profissionais e difundir as artes gráficas no Ceará.

O curso será dividido em dois momentos: na primeira parte, as aulas serão técnicas e conceituais. Já na segunda etapa, os alunos irão confeccionar peças e farão visitas a acervos e exposições do gênero.

Como o curso é gratuito e são apenas 20 vagas por turma, será necessária uma triagem dos interessados. “Estamos usando vários critérios, um deles é a possibilidade de os alunos poderem repassar para outras pessoas as técnicas, por isto, estamos separando vagas para profissionais do ramo. Porém, temos interesse que outras áreas participem, como publicitários, professores, estudantes e pessoas leigas”, explicou Marcelo Monteiro, coordenador pedagógico do projeto, sobre o  processo de seleção.

Para quem se interessou em participar, as inscrições para a segunda turma começarão a partir do dia 26 de setembro no site. As atividades serão no Atelier de Arte do Dragão do Mar, de 19 a 23 de Outubro. A primeira turma já teve suas aulas iniciadas no dia 14 de setembro.

Veja no mapa do Dragão do Mar como chegar no Atelier de Arte.

Mas o que é Xilogravura?

A técnica consiste em entalhar madeiras, gravando nelas figuras em relevo. Esta artesanato é milenar. Egípcios já  davam conta desta técnica para imprimir figuras em tecidos. Depois disso, ela foi usada por chineses na confecção de livros, tanto as figuras como os textos. Hoje, além da Literatura de Cordel, as próprias peças são vendidas separadas.

Foto do Site Brechó da Xilogravura

Foto: Site Brechó da Xilogravura

Texto: Wolney Batista

About these ads

2 comentários em “Cursos de arte gratuitos no Dragão do Mar

  1. helen de fatima
    11 de julho de 2011

    gostaria de participar de um curso de xilogravura.sou monitora de artes em caucaia e trabalho com pessoas de várias idades.de preferencia inicialmente gratuito.obg

  2. Erica Daniela Magalhaes
    12 de agosto de 2012

    estou começando agora a ser monitora de artes no projeto mais educaçao numa escola municipal na minha cidade caeté mg atendo crianças de 6 a 10 anos de idades faço 20horas semanais e gostariia muito de fazer o cuurso gratuito

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 18 de setembro de 2009 por em Comunicação e marcado , , .
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 412 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: