Blog do Labjor

Laboratório do curso de Jornalismo da Universidade de Fortaleza

Tirar a carteira de trabalho é mais fácil do que se pensa

Foto: Divulgação

A pergunta é comum: “Consegui um estágio e estou precisando tirar minha carteira de trabalho. Como faço?”. Essa é uma das inúmeras dúvidas que estudantes desejosos de entrar no mercado de trabalho possuem. E você, sabe o que é preciso para ter esse documento?

João Pedro Ribeiro, estudante do curso de jornalismo da Unifor, afirma desconhecer o processo pelo qual se solicita a carteira de trabalho. “Eu só sei que é lá no Shopping Benfica. Mas é claro que eu sei que, pra conseguir um estágio com bolsa aqui na Unifor, eu preciso ter a carteira de trabalho. Então, eu acho extremamente importante tirar logo. Vou fazer isso semana que vem”, diz.

Mara Cíntia Nunes, recepcionista do Ministério do Trabalho, esclarece que, antes de sair de casa, existe a disponibilidade do agendamento desse processo. “Você liga pra gente informando o nome completo e CPF e nós marcamos o dia que você tem que vir com o número do protocolo do atendimento. Demora uma média de 3 a 5 dias para ser atendido aqui”. Os locais que atendem são a Casa do Cidadão, o Ministério Público e o SINE/IDT. Lembrando que ao sair de casa deve-se levar os documentos originais do RG, CPF e comprovante de residência, com CEP atualizado. A foto é tirada sem custo para todos. “Nada de xerox. Tudo deve ser original e de primeira via”, alerta Mara.

Ainda, de acordo com ela, existem duas situações para quem quer tirar a segunda via da carteira de trabalho. “Se perdeu, leve o boletim de ocorrência (B.O.) com a primeira via. Agora, se a pessoa quer a continuidade, venha com a carteira antiga. Rasurou ou molhou, leva do jeito que tá. Mas tem que levar a primeira via também”, esclarece. Para quem precisa da carteira de trabalho e não quer esperar, Mara deixa uma dica: “Se fizer de manhã, independente de primeira ou segunda via, você recebe o documento pronto à tarde.”

Letícia Lima e Sabrina Coriolano, também estudantes do curso de jornalismo, contam como foi o processo pelo qual passaram até receber as carteiras de trabalho. “Eu fui até o SINE de Caucaia de manhã cedo, porque sabia que lá se formam filas grandes. Mas não tive dificuldade não. Eles me deram uma senha e fiquei no aguardo. Entrei 8 horas e sai às 9. Levei o comprovante de endereço, foto 3×4, identidade e xérox de identidade. Aí me deram um prazo de duas semanas pra eu voltar e receber a carteira. E com duas semanas voltei e recebi. Foi super-tranqüilo”, conta Letícia. Já
Sabrina optou pelo agendamento: “Eu liguei pra lá e informaram quais eram os horários disponíveis. Marquei numa tarde. Levei toda a documentação necessária, identidade, CPF e comprovante do agendamento. Recebi minha carteira 18 dias depois. Só não gostei porque achei muito fina e a foto foi escaneada, mas, enfim.”, disse.

Texto: Glauber Peixoto

Sobre blogdolabjor

Blog do Laboratório de Jornalismo da Universidade de Fortaleza (Unifor)

4 comentários em “Tirar a carteira de trabalho é mais fácil do que se pensa

  1. Joao Neto
    2 de outubro de 2012

    Tirei a minha lá na casa do cidadão (Benfica) tive de levar as fotos.

  2. Bárbara
    17 de outubro de 2012

    O lugar fica no próprio shopping Benfica?

    • blogdolabjor
      18 de outubro de 2012

      Sim.

  3. Andre
    3 de janeiro de 2013

    Puxa, o que é isso? Eu soube que em MG, SP, RJ, AL(e quem sabe outros estados) entregam na hora a carteira. Por que aqui em Fortaleza leva 15 dias? Que negócio é esse???

Deixe um comentário

Informação

Publicado às 2 de outubro de 2012 por em Geral e marcado , , , , .
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 418 outros seguidores

