Dá-lhe Mangabaju Racing

Sabe o que é um mini-baja? Os estudantes do curso de Engenharia Mecânica e Mecatrônica da Unifor tem a oportunidade de conhecer e participar de um projeto que promove a criação de um automóvel do tipo off road projetado para competições em terrenos acidentados. Sim, um baja!

Estrutura de um Baja
Estrutura de um Baja

Todos os anos são abertas inscrições para a equipe, composta atualmente por 9 alunos, e organizada pela professora Lúcia Barbosa, coordenadora do curso de Engenharia Mecânica da Universidade.

O projeto Baja é direcionado, basicamente, para a construção de um veículo que atenda as regras propostas pelo projeto SAE Brasil, da Petrobras, que organiza todos os anos uma competição regional e uma nacional onde alunos da engenharia mecânica apresentam os seus veículos. Além da tradicional corrida são analisados e premiados alguns aspectos técnicos do carro, como a aceleração, velocidade máxima, suspensão, conforto, tração, resistência, relatórios e apresentação do projeto.

Souza
Leonardo Souza

A equipe Mangabaju Racing, da Unifor, participa das competições desde 2004. Um dos integrantes do grupo, o aluno Leonardo Sousa, garante que a cada ano os veículos da universidade estão melhores e mais bem feitos. Em 2008 a equipe da Unifor terminou a competição em 30º lugar, entre aproximadamente 70 competidores.

Leonardo nos explicou o funcionamento do projeto, que constrói um novo carro todos os anos. Os alunos do curso são responsáveis por todas as etapas de desenvolvimento do veículo, que deve ser capaz de operar numa grande variedade de terrenos acidentados e em qualquer condição climática. Tudo passa pelas mãos da equipe, desde o desenho até a pintura da gaiola (estrutura do veículo). As peças custam caro e são importadas de outros países, o que obriga a equipe a reaproveitar tudo o que for possível do carro anterior.

Para financiar o projeto, que dependendo da qualidade do material utilizado pode variar entre R$4.000,00 e R$20.000,00, a equipe da Unifor contou com a ajuda dos pais dos alunos envolvidos no projeto e do Chanceler da própria universidade, que também pagou os custos da viagem e do translado do carro. Leonardo nos falou que em 2009, por causa da crise econômica, foi um pouco mais difícil para conseguir o apoio e o investimento dos anos anteriores. Também devido ao momento econômico instável, não houve a competição regional do ano anterior.

Abaixo, um vídeo sobre o desenvolvimento do projeto:

*Texto por Jáder Santana e Luis Marcio

*Fotos por Clara Magalhães

2 comentários em “Dá-lhe Mangabaju Racing

  1. Vídeo muito explicativo, vou tentar montar o meu próprio Baja.
    O chamarei de “Claja”, darei carona para os meus amigos do peito e irei andar com ele pela Unifor.

    ;***********

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s