Entrevista: com que roupa eu vou?

Fim de ano é a época ideal para procurar um emprego, mesmo que seja temporário. Em 2009, a oferta deve chegar a 123 mil vagas em todo o país, sendo 8 mil no Ceará, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Serviço Terceirizados e Trabalhos Temporários (Asserttem). Mas só ter um bom currículo não é o suficiente. A entrevista é decisiva para a contratação e boa aparência conta muito. Então, como se vestir para essa ocasião?

Dependendo da cultura da empresa, um visual mais original pode até contar pontos positivos. No entanto, em empresas tradicionais, a tendência é valorizar um modo de vestir mais formal. Márcio Gondim, psicólogo da área de Recursos Humanos de um rede de supermercados, aponta os constantes erros dos candidatos. “Existem as mulheres que surgem com minissaias, decotes e maquiagens excessivas. Já os homens, é significativa a quantidade dos que aparecem na empresa com bonés, bermudas, chinelos, roupas curtas ou apertadas”.

O psicólogo alerta que os processos seletivos tendem a gerar ansiedade, mobilizam expectativas e preocupações com a carreira profissional. Então, é importante que a pessoa esteja confortável para responder as perguntas, participar das dinâmicas de grupo e testes psicológicos. “Roupas desconfortáveis geram desconcentração e podem prejudicar o candidato”, atenta.

Glória Kalil, jornalista e consultora de moda, em seu site Chic, dá dicas de como não se vestir para o momento. “Jeans muito justo, mini-saia, pode estar na moda, mas não combina com escritório. Menos ainda se vier junto com tope decotado, tomara que caia e barriga de fora”. Tanto Márcio Gondim quanto Glória Kalil concordam em um ponto: bom senso ainda é a melhor solução. “Nada melhor do que uma boa blusa ou camisa básica, o que não significa sem graça. É só escolher um tecido diferente e uma modelagem moderna”, aconselha a consultora. Como diz a famosa frase, a primeira impressão é a que fica, sendo assim, ter mais cuidado com o vestuário antes da entrevista pode valer a pena.

Texto e fotos: Wolney Batista

Dicas sobre o que vestir.

Um comentário em “Entrevista: com que roupa eu vou?

  1. Laininha e Vivi fofênhassss e totozênhas…

    Laininha um beijo no seu ♥
    Viaaaaane um tapa no seu 2pish 2pish.

    Bom saindo um pouco deste momento médio “lésbico” e esquizofrênico, com relação a matéria…

    Adorei a matéria, muito bem escrita e parabéns Wolney.

    =)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s