Aberta a temporada de caça!

Sexta-feira normalmente não é um dia em que os estudantes de Comunicação Social costumam ter aula, por conta de suas grades. Mas o auditório da Biblioteca da Unifor estava lotado deles. Estudantes de jornalismo e publicidade, que começam a jornada universitária juntos e acabam se segregando ao longo do curso, reuniam-se com um objetivo em comum: adotar bichos.

O professor Eduardo Freire dá as boas vindas aos "bichos" e aos "cuidadores"

O projeto Adote um Bicho, idealizado pelo professor e coordenador do curso de Jornalismo Eduardo Freire com a colaboração da coordenadora de Publicidade e Propaganda, Alessandra Alcântara, tem como objetivo fazer com que os alunos recém-chegados à universidade, os “bichos”, se adaptem melhor à vida dentro do campus. Para desbravar essa “selva” que é a Unifor, os calouros terão a ajuda dos estudantes mais experientes, chamados “cuidadores”. Hoje, sexta-feira, foi o “Dia da Adoção”, no qual os novatos conheceriam os veteranos responsáveis por guiá-los dentro da Universidade de Fortaleza e mostrar toda sua estrutura.

Além deles, estava presente também a diretora do Centro de Ciências Humanas (CCH), a professora Erotilde Honório, que deu as boas-vindas a todos. Depois, o professor Eduardo explicou a importância da campanha. Para ele, é uma maneira de tanto calouros quanto veteranos conhecerem melhor a Unifor e o que ela oferece. E, em seguida, a professora Alessandra destacou o projeto como uma maneira de unir os dois cursos. “É um jeito de acabar com essa segregação entre Jornalismo e Publicidade e Propaganda, afinal, somos todos da Comunicação Social”, disse ela.

Terminados os discursos, foi a vez dos “cuidadores” procurarem seus “bichos”. E a barulheira ouvida no auditório rivalizava com a de qualquer savana. O sistema adotado para calouros encontrarem os veteranos responsáveis por eles foi o de numeração dos pares: na entrada, cada aluno recebia um número correspondente a seu par, e cabia a ambos se encontrarem durante o “Dia da adoção”. Para isso, valia tudo: escrever o número em folhas de caderno, gritar pela pessoa…

O projeto foi aprovado por todos. “Quando a gente entra na faculdade, demora-se muito pra descobrir as coisas dentro da Unifor, que é um mundo. Então, é muito legal a pessoa que está entrando conhecer tudo, para não se perder por aqui”, disse Luca Laprovítera, estudante veterano de Jornalismo. Já Thalyta Martins, caloura de Jornalismo, ressalta a importância de eventos como esse: “A gente que é ‘bicho’ chega muito tímido na universidade… a gente vem do colégio, na maioria das vezes, e não tem essa coisa de buscar as coisas sozinho, então é bom que eles nos ajudam. E, no futuro, eu espero ajudar também”.

O projeto Adote um Bicho, além de ajudar os novatos a conhecerem a Universidade de Fortaleza em toda sua plenitude, também recompensa os veteranos: quem participa da campanha ganha um certificado que valerá para a disciplina de Atividades Complementares.

(Texto: Filipe Dias / Fotos: Gabriela Ribeiro)

Um comentário em “Aberta a temporada de caça!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s