Destaque em concurso literário

O estudante Jáder ganhou o 1º lugar na categoria conto do concurso literário Rachel de Queiroz

Jáder Nogueira Santana II é estudante de Jornalismo da Unifor e vencedor do 1º Concurso Rachel de Queiroz de Contos e Poesias, que aconteceu no ano passado. Jáder escreveu os contos “Réquiem para os Outros” e “A obra não lida”, que foram lidos e selecionados pelo júri, ganhando uma premiação. O concurso literário teve sua 1ª edição promovida pela Associação Cearense de Escritores e o seu objetivo é descobrir talentos e projetá-los nacionalmente.

Labjor: Como você ficou sabendo do Concurso Rachel de Queiroz de Contos e Poesia?

Jáder: Eu vi um cartaz fixado no flanelógrafo do bloco T, mas não dei muita bola, porque não era um concurso universitário. Eu passava lá todos os dias. Todos os dias olhava para o cartaz e ficava com um peso na consciência por não participar, porque eu já tinha alguns textos escritos. Mas era aquilo de “eu escrevi, mas não mostro pra ninguém”, e eu realmente nunca tinha mostrado a ninguém. Mais ou menos um mês depois que eu tinha visto o anúncio pela primeira vez, eu decidi anotar o telefone da Associação Cearense de Escritores, que estava promovendo o Concurso, pra me informar melhor sobre o funcionamento. E a pessoa que atendeu me explicou que realmente não era um concurso universitário e era aberto para qualquer pessoa do Ceará. Eu fiquei meio desacreditado, mas mesmo assim decidi participar.

Labjor: Você já tinha escrito os contos ou escreveu exclusivamente para o Concurso?

Jáder: Eu sempre escrevi algumas coisas. Já tinha escrito alguns contos e roteiros de curtas, mas eles nunca saíram do meu computador. Para o concurso, eu enviei dois textos: um deles eu já havia escrito, e o outro tive a ideia de escrever depois que soube que o concurso homenageava a Rachel de Queiroz.

Labjor: Qual o assunto dos contos? Em que você buscou inspiração?

Jáder: O primeiro conto se chama “Réquiem para os Outros” e eu escrevi no meio de 2009. A personagem do conto foi baseada em uma das personagens do filme “Closer – Perto Demais”, do diretor Mike Nichols. A história gira em torno de uma mulher que está acomodada em uma zona de conforto de sua vida, até que um determinado acontecimento muda o seu trajeto. O segundo conto, “A obra não lida”, eu escrevi pensando no concurso e, como eu já disse, na homenageada. É a história do velório de uma senhora e se passa em alguma cidade do interior do Ceará. E encontrei inspiração para ele em um fato que desperta curiosidade, que é o momento da morte, e tudo o que acontece a seguir. Tentei mostrar que tudo continua seguindo seu fluxo normal, mesmo com a ausência da pessoa.

Labjor: Você teve a orientação de algum professor?

Jáder: A professora Solange Teles, do CCH, me ajudou bastante. Ela revisou os textos e me incentivou, até tomar coragem e me inscrever.

Labjor: E quanto a  premiação? O que você recebeu? Qual foi a sensação?

Jáder: A premiação aconteceu durante uma solenidade na sede da Associação. Primeiro foram premiados os melhores na categoria Poesia, e depois os da categoria contos. Dois dias antes eu havia recebido a ligação de um dos membros da Associação me convidado para a solenidade, e explicando que eu havia sido um dos vencedores em minha categoria, mas não especificou a colocação, disse apenas que eu poderia estar entre os três primeiros ou entre as meções honrosas. Eu fiquei um tanto surpreso e contente, mas estava certo de que receberia a menção honrosa. No dia da premiação, quando anunciaram o primeiro lugar com o meu nome, foi difícil acreditar no primeiro momento, é tanto que eu esperei anunciarem o título dos meus contos, pra ter certeza. E foi gratificante ser o único universitário entre os vencedores, é interessante representar a classe de estudantes, principalmente dos estudantes de jornalismo. Como primeiro lugar, recebi um diploma e uma coleção de livros de autores regionais. Os contos foram publicados no periódico da própria Associação e serão publicados também em um livro, ao lado dos outros textos vencedores do Concurso, ainda este ano.

Texto de Érika Neves

2 comentários em “Destaque em concurso literário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s