Amanhã é dia de deixar o carro na garagem e procurar uma maneira alternativa de se locomover. É o Dia Mundial Sem Carro, mobilização que tem como objetivo nos fazer refletir sobre os problemas causados pelo uso intenso de automóveis, como a poluição e os congestionamentos. O movimento surgiu na França, no final da década de 90. No Brasil, chegou em 2001 e não parou de crescer. Cada vez mais, cidades brasileiras mobilizam-se, promovendo ações de conscientização e estímulo a formas mais sustentáveis de locomoção.
Na Unifor, o Laboratório de Estudos das Relações Humano-Ambientais (LERHA) está engajado na luta desde 2008, e esta semana distribui panfletos indicando formas de amenizar a escalada ascendente do impacto ambiental.
Pessoas do mundo inteiro estarão realizando a mesma experiência. “É o momento que a sociedade tem para mostrar o que está sentindo em relação aos danos causados pelos carros e de dizer que quer uma cidade diferente”, comentou Janayde Gonçalves, professora do Jornalismo, que está incentivando a ação entre os colegas.
Pegar uma carona, ir ao trabalho ou a faculdade de bicicleta, transporte coletivo, ou até mesmo a pé, certamente será uma grande contribuição. Faça parte desse movimento!
Texto de Raynna Benevides com informações de Mountain Bike BH, Dia mundial sem carro e blog LERHA.