
O Inca (Instituto Nacional do Câncer) divulgou nesta última sexta-feira (15), dados que indicam que cerca de 11 mil mulheres morrem por ano no Brasil de câncer de mama. Isso representa 2,5% das mortes femininas no país.
O Brasil é um país onde a incidência do câncer de mama ainda é muito expansiva. Embora o país esteja fazendo trabalhos vitoriosos na busca da diminuição desse câncer, a população precisa estar atenta aos cuidados pessoais e precauções do câncer.
Objetivando diminuir a incidência da doença, o Inca elaborou recomendações que vão ajudar as mulheres na prevenção desse câncer.
O Instituto ressaltou que a informação é essencial para que as mulheres possam estar em alerta para as precauções da doença, principalmente para os primeiros sintomas. Reforçou que as mulheres com nódulos palpáveis na mama e outras alterações têm direito de receber diagnóstico no prazo máximo de 60 dias. Dentre as recomendações, o Inca reforçou os cuidados com alimentos gordurosos, ingestão de bebidas alcoólicas e o fumo.
Texto de João Paulo de Freitas com informações de Inca.
Mais informações no Estadão.