Semana da Consciência Negra com homenagens na Capital

Será comemorado amanhã (20/11) em todo o país o Dia Nacional da Consciência Negra. A data é em homenagem à resistência dos negros contra a escravidão. O dia escolhido para representar esta luta pela liberdade é emblemático, pois se refere ao assassinato de Zumbi dos Palmares, grande símbolo da resistência negra.

O Quilombo de Palmares, fundado em 1597, foi uma espécie de refúgio dos negros foragidos dos engenhos de Pernambuco. Em uma das invasões ao quilombo por bandeirantes, Zumbi foi levado pelos invasores e entregue a Antônio Melo, um padre de Recife.

Criado por este padre, foi batizado com o nome de Francisco e aprendeu a ler, escrever e a ter contatos com a Bíblia. Apesar de ser tratado com carinho pelo pai adotivo, ele não se conformava em ser tratado de forma diferente pela população local por causa de sua cor. Se indignava com seus irmãos de raça sendo mortos e humilhados em praças públicas. Decidiu então, quando completou 15 anos, fugir e voltar para o Quilombo de Palmares.

Foi na sua volta ao quilombo que recebeu o novo nome de Zumbi. Com sua inteligência adquirida no período em que foi criado pelo padre, se tornou um líder natural da comunidade. Em 1695, Zumbi foi traído por um de seus comandantes, capturado e torturado, sendo morto logo em seguida.

Após ser assassinado, foi decapitado e sua cabeça foi exposta na praça do Carmo, no centro de Recife. Por tudo o que fez na luta pela igualdade racial, Zumbi dos Palmares é reconhecido até hoje como o maior ícone da resistência negra ao escravismo e da busca pela liberdade.

Em comemoração, vários eventos em Fortaleza prestarão homenagens a esta data. A Prefeitura de Fortaleza promove amanhã, na Praça do Ferreira, o evento chamado “Consciência Negra 2010 – Revolta da Chibata” com apresentação do cantor carioca Jorge Aragão como atração principal, além de apresentações de grupos locais que contemplarão a cultura africana.

Porém, as homenagens à data não se restringirão apenas ao dia 20. Durante toda a semana ocorrerá uma série de atividades culturais relacionados ao tema no Passeio Público, no Mercado dos Pinhões e na Biblioteca Pública Municipal.

Confira fotos do Labjor em homenagem à data.

Serviço
“Consciência Negra 2010 – A Revolta da Chibata” – Em vários dias do mês de novembro, em vários lugares da Cidade. Mais informações: (85) 3452.2355 ou através do site www.fortaleza.ce.gov.br

Programação:
DIA 20
18h – Afoxé Oxum Odolá – espetáculo Dança dos Orixás / Centro Cultural Capoeira Água de Beber – Capoeira / Caravana Cultural – Tambor de Crioula e Jongo / Grupo PR – Rap / Grupo Donaleda – Reggae
20h – Show de Jorge Aragão
Local: Praça do Ferreira

DIA 23
18h – Homenagem à Semana Municipal do Hip Hop e Lançamento do Seminário da Economia do Negro
Local: Parque da Liberdade/ Cidade da Criança (Rua Pedro I, s/n, Centro)

DIAS 24 e 25
8h às 17h – II Seminário “A Economia do Negro no Brasil”

DIA 30
18h – Apresentação da Escola de Samba Unidos do Pajeú
Local: Parque da Liberdade/ Cidade da Criança (Rua Pedro I, s/n, Centro)

Texto de Ricardo Garcia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s