Reflexões sobre Jornalismo colaborativo empolgam no Ciberdebates

O terceiro Ciberdebates deste ano abordou a temática “Jornalismo Colaborativo”,no auditório da biblioteca da Universidade de Fortaleza (Unifor), e empolgou os participantes com reflexões profundas da divisão de poder no jornalismo.

O debate contou com a presença dos convidados Kélvia Ribeiro, jornalista da Verdes Mares; Michel Victor , coordenador de Mídias Sociais de O POVO; e Reginaldo Aguiar, jornalista da TV Jangadeiro.

Segundo a professora de Jornalismo na Unifor, Janayde Gonçalves, o debate discutiu a participação dos leitores e consumidores de informação na produção da notícia.

Cita-se como exemplos as diversas fotos mandadas às redações de jornais, mostrando os problemas de alagamento ocorridos em Fortaleza. Estas fotos foram tiradas por pessoas que costumam ”apenas consumir a informação”.

Há portanto uma facilidade para o jornalista angariar informações sem precisar sair de sua redação. Buscando  dados através de novas mídias (internet) e veículos de comunicação de fácil acesso ( celulares,smartphones entre outros) entre vários membros da sociedade.

Porém essa facilidade levanta uma questão. Até que ponto essa comodidade não influencia de forma negativa um jornalismo que se propõem responsável?

O evento que ocorreu durante boa parte da manhã,e foi transmitido pela internet, abriu espaço para a participação de internautas e alunos que enviaram perguntas à mesa.

Para conferir mais acesse o site: http://ciberdebatesunifor.blogspot.com

Para ver a apresentação: http://pt-br.justin.tv/ciberdebates/videos

O que é o Ciberdebate?

Segundo a descrição do perfil do evento no Twitter ,”o Ciberdebates é um projeto produzido por alunos e professores do curso de Jornalismo da Unifor, que analisa as novas tendências da comunicação. ”

Além do perfil no Twitter, o evento conta com perfis em outras redes sociais como Facebook, Youtube e Justin.TV.

Texto de Luiz Carlos Bomfim

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s