Jornalismo móvel será tema de encerramento do Ciberdebates

No dia 10 de maio, às 8h, a última edição do Ciberdebates, ciclo de debates promovido pela disciplina Oficina em Jornalismo, que terá como tema de encerramento Jonalismo Móvel. O debate acontecerá no Auditório da Biblioteca e será transmitido ao vivo pelo Canal JustinTV.com/Ciberdebates, onde todos poderão participar enviando perguntas aos convidados pelo twitter.com/ciberdebates. Os alunos presentes receberão certificado por participação.

Composta por Vasco Furtado, professor de computação da Universidade de Fortaleza e doutor em Inteligência Artificial pela Universidade de Marseille; Marcelo Glacial, webdesigner e coordenador de desenvolvimento web no portal Verdes Mares, e Marília Cordeiro, jornalista e editora de Projetos Especiais no O Povo Online, a mesa discutirá as novas tecnologias, a notícia instantânea permitida pela Internet e o limite de operação e aplicação dos recursos multimídia. O debate trará questões como qual será o futuro dos roteiros radiofônicos, textos de tv e notícias produzidas para o impresso, para profissionais e alunos de Jornalismo cada vez mais passam a difundir notícias para tabletes, notebooks e smartphones.

O que é Jornalismo Móvel?

Jornalismo Móvel é o uso de tecnologias móveis digitais e de conexões sem fio para a produção jornalística. Com essa nova tendência, o jornalista pode transmitir fatos em tempo real e enviar para a redação, através de áudio, vídeos, fotos e texto.

O Jornalismo móvel promove ainda a democratização da notícia, uma vez que podemos produzí-la munidos apenas de celular (que tenha câmera!) e notebook.

No Brasil, o jornalista e professor da Universidade Federal da Paraíba, Fernando Firmino da Silva, cita como exemplo case de sucesso no jornalismo móvel: o Sistema Jornal do Commercio de Recife com o projeto “Notícia Celular”  da TV Jornal e do JC Online; a TV Bandeirantes com o uso de celulares para transmissão ao vivo através de projetos como “Band Repórter Celular”; e a TV Cultura, ao usar o twitter para cobertura do Programa Roda Viva.

 Texto Érika Zaituni

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s