Cineclube unifor: confira a programação dos filmes de maio

Fotos: divulgação

Sessão Todo preso é político?

05/05 “400 Contra 1 – Uma História do Crime Organizado” (Brasil, 2010, 98 min), Direção Caco Souza.

Anos 70, presídio da Ilha Grande, no Rio de Janeiro. Um grupo de presos resolve se unir para lutar por direitos e ideais coletivos. William é um dos líderes deste grupo, que mais tarde fundaria o Comando Vermelho. A nova organização cria uma conduta de solidariedade entre os presos, algo inédito até então. No início dos anos 80 o Comando Vermelho passa a agir nas ruas do Rio de Janeiro, realizando ousados assaltos. Baseado no livro homônimo de William da Silva Lima.

Debatedores: Laecio Noronha Xavier, Advogado, Doutor em Direito/UFPE e Professor do CCJ/UNFOR; Antonio Cerqueira, professor do CCJ/UNIFOR, Sandra Elena, professora de filosofia da Unifor, Pedro Albuquerque, Mario Albuquerque, coordenador do grupo Anistia 64/68.

Sessão Conciliação
12/05 “A qualquer preço”
(A civil action, 1998, 114 min), Direção Steven Zaillian.

Jan Schlittman é um advogado que, junto com seus sócios, não procura vencer causas mas sim entrar em lucrativos acordos financeiros. Tudo muda quando ele concorda em representar oito famílias cujas crianças morreram em virtude de duas empresas terem despejado produtos tóxicos na água que abastece Woburn, Massachusetts.

Debatedores: Thomas Mastronardi, advogado e filósofo e Carlos Eufrásio, professor de direito da Unifor

Sessão Salve-se quem puder!

19/05 “O senhor das moscas” (Lord of the flies, 1990, 87m) Direção Harry Hook

Depois de um terrível acidente de avião em pleno mar, um grupo de meninos se vê perdido numa ilha deserta. Ao perceberem as escassas possibilidades de serem socorridos, os rapazes juntam-se para fazer frente ao medo e ao desespero. À medida que a ilha paradisíaca vai se tornando deles, a competição e a luta pelo poder divide-os em dois grupos, um que defende a pureza civilizada e a união e outro que cria uma facção de caçadores bárbaros. Baseado no livro homônimo de William Golding, vencedor do prêmio Nobel de 1983.

Debatedores: Paulo Rogério, professor de direito da FA7 e Mary Lucia Cavalcante, professora de direito da Unifor


Sessão Desenvolvimento insustentável
26/05 “Collapse” (2009, 82 minutos), direção Chris Smith.

Michael Ruppert está aí para não falar que ninguém nos avisou sobre o provável futuro que teremos. Mente brilhante e com informações adquiridas em anos a serviço do governo americano, ele discorre sobre a crise contemporânea, que chama de “o fim da civilização do óleo”. Assustador e clarividente, cético e realista. Um documentário imprescindível para a compreensão do mundo em que vivemos e para que comecemos a lidar com o mundo que virá. Seja ele qual for…

Debatedores: Rosendo Amorim, doutor em sociologia, Sidney Guerra, advogado e Coordenador do CCJ e Cleber Dutra, Doutor em Administração com enfase em desenvolvimento sustentável.

Texto retirado do site Unifor

Serviço

Todas as quintas feiras as 13:30 na sala A da videoteca da Unifor

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s