Obras do Centro de Eventos interferem na Internet da Unifor por dois dias

Desde a manhã desta terça-feira (10) o público acadêmico da Universidade de Fortaleza (Unifor) está sem acesso à internet. Segundo o gerente da Gerência da Tecnologia de Informação (GTI), Alexandre Bastos, o problema foi percebido por volta das 8:10 da manhã. “Nós temos várias fibras ópticas que estão nos postes da cidade. Como nós monitoramos todos os serviços de Internet da Universidade, notamos que algo estava errado. A fibra do Grupo Edson Queiroz foi a primeira a dar problema”.

Cabos de fibra óptica que passam pelo CEC foram rompidos, o que causou transtorno no acesso à Internet da Universidade. / Foto: Farley Aguiar

 

O gerente foi até a Reitoria da Universidade para verificar o problema, mas ao chegar lá, recebeu a informação que a Internet do Campus também estava com problemas. Os técnicos da Unifor foram para a área externa verificar os postes, pois de acordo com Bastos, o grupo de suporte da GTI sabe exatamente o caminho em que elas estão dispostas. “Fomos andando até a área onde está a obra do Centro de Eventos do Ceará (CEC). Ao chegar, encontramos os fios no chão, dentro d’água e o trator já tinha passado várias vezes por cima dos cabos de fibra óptica”.

Questionados, os funcionários da obra alegaram não saber que os fios pertenciam à Universidade e eram responsáveis pelo acesso à rede. Segundo Alexandre, cerca de 8 postes foram arrancados prejudicando o funcionamento da Universidade que está em época de inscrições para o vestibular. Os estudantes que precisarem renovar os livros que foram locados na biblioteca da Unifor terão que comparecer ao local.

Os alunos que tentam acessar o Unifor online de casa também estão tendo dificuldade. “Quando o sinal caiu, tivemos que desviar todo mundo para a fibra óptica da Embratel, mas o fluxo é muito grande de pessoas querendo acessar a Internet dentro e fora do Campus”, comentou o gerente da GTI.

O gráfico mostra como está atualmente a Internet da Universidade. A mancha verde é a demanda de acesso e a linha azul o quanto a atual conexão suporta.

 

As medidas necessárias para a solução do problema já estão sendo tomadas, segundo comunicado oficial da Universidade, mas ainda não há previsão de quando o acesso à Internet voltará ao normal.

Texto de Suiani Sales

 

Um comentário em “Obras do Centro de Eventos interferem na Internet da Unifor por dois dias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s