Antes de entrar no ar: os bastidores de um programa de TV

Todos os domingos das 15h às 17h vai ar na TV Diário o Levanta Poeira, um misto de música, bom humor e irreverência que faz do programa um dos mais assistidos da emissora. Uma equipe de 4 pessoas trabalha dia e noite, fazendo pesquisas, ligações e roteiros. É uma maratona sem fim, tudo para levar ao telespectador entretenimento durante cem minutos de produção. O programa é gravado toda terça-feira das 19h às 23h.

 

Foto: Helton Amâncio

Durante a semana

Segundo o produtor Fábio Lima, tudo começa com uma reunião de pauta que acontece toda quarta-feira, um dia após a gravação do programa. “ Nessa reunião são discutidos assuntos como a gravação anterior e pautas do próximo programa. Com as bandas marcadas, já que estas são fundamentais, decidimos o que iremos abordar com cada atração.”

O produtor também fica responsável pelo roteiro. Este tem que ser entregue 2 dias antes da gravação para serem feitas correções ou alterações. “Procuro fazê-lo na sexta-feira, mas quando tenho problemas com atrações passo na segunda, o que dificulta meu trabalho, pois se tiver alguma alteração tenho que correr contra o tempo.” declarou Fábio. No roteiro está tudo o que vai acontecer no programa, nome das atrações, perguntas, sequência de propagandas, enfim, é o mapa que guia a gravação.

Enquanto isso, Marco Beranger, diretor do programa, acompanha se tudo que foi combinado na reunião de pauta está sendo seguido. “Vejo se a equipe está precisando de apoio, se estão com dificuldades nas atrações pautadas, caso estejam procuramos outras opções para substituir.”

Este slideshow necessita de JavaScript.

Gravando: o momento mais tenso

A hora da gravação é o momento decisivo, o mais tenso, pois tudo tem que acontecer conforme o combinado na reunião de pauta. “Ficamos no estudio com um fone no ouvido, onde temos contato com o diretor que fica no andar de cima. Através do fone, ele passa as alterações que devemos passar para a apresentadora através de gestos. Encaminhamos as atrações para maquiar, conferimos os caracteres com as bandas, pedimos à cenografia o que é preciso no palco, enfim, somos os responsáveis por tudo que acontece naquele momento”, afirma a produção.

As atrações e os anunciantes que se apresentam no programa pagam um valor para ter seu produto exposto e vendido para telespectadores e contratantes de todo o Ceará e para o Brasil, através da internet. Quem investe no programa reconhece que é um bom negócio, afirma Luciano Mendonça.

Virgínia Machado, vocalista do Forró Lenhada, responde algumas perguntas sobre momentos antes de entrar no palco.

Karine Mitre, apresentadora do programa, fala dos bastidores e do segredo para manter um público fiel durante 6 anos no ar.

Para conhecer mais sobre o programa, assistir vídeos de apresentações de atrações musicais e matérias externas acesse: www.tvdiario.tv.br/levantapoeira

Texto de Eva Cardoso e Helton Amâncio

*Reportagem produzida durante a disciplina de Oficina em Jornalismo – Webjornalismo – 2011-1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s