Ficou Fácil Comprar!

Você já imaginou como seria comprar produtos e serviços de qualidade com mais de 55% de desconto no conforto de sua casa? Pois os seus problemas acabaram! O “Barato Coletivo“, site de compras coletivas pela internet, surgiu prometendo (e cumprindo!) enormes vantagens para você adquirir o que sempre sonhou. Genuinamente cearense, o site inaugurado em novembro de 2010 não foi o primeiro a oferecer esse tipo de serviço. Porém, o site vem crescendo com força total através de descontos diários nos mais variados gêneros de produtos, tornando-se um dos sites preferidos do público!

Querendo entender melhor essa febre de compras coletivas, mergulhamos nos bastidores desse tipo de atividade! Em um bate-papo com Octávio Brígido, sócio-proprietário do “Barato Coletivo“, conhecemos um pouco mais desse barato, que só em sua página do Facebook reúne 20.949 pessoas!

Como surgiu a ideia de abrir um site de compras coletivas genuinamente cearense?

Octávio Brígido: A gente entendeu que precisávamos de um diferencial diante do nosso maior concorrente que é o Peixe Urbano. Vimos também que compra na internet era e ainda é algo que gera medo, então quando a pessoa sabe que a empresa está perto de você, que se caso haja algum problema será fácil o acesso para resolver, fica mais fácil.

E como se dá o processo de compras coletivas na Internet?

OB: É simples. A pessoa faz o cadastro no site, ao se interessar por um produto ou serviço ela clica em “comprar” e daí será levada ao site PagSeguro da UOL que é a responsável pela transação financeira. Lá, ela insere os dados do seu cartão e efetua o pagamento. Dois dias depois que a oferta é encerrada a pessoa recebe o voucher (cupom).

De que forma pode se ofertar preços tão em conta?

OB: O parceiro tem que entender que o site é uma ferramenta de marketing e não de venda, então tanto o desconto como a comissão do site tem que ser convertido ao seu investimento de marketing.

De que modo é feito a parceria com o anunciante?

OB: O parceiro nos diz o seu serviço ou produto, o seu valor real e qual o desconto que ele deseja oferecer (acima de 55%). Em cima desse valor com desconto nós recebemos uma comissão de 50%.

Qualquer um pode anunciar? Digo, quais são as características necessárias para que meu anúncio seja aprovado e veicule no site?

OB: Somos bastante seletivos nas empresas, produtos e serviços. Sempre vamos ao local para conhecer o estabelecimento e, muitas vezes, sempre que possível, provamos o produto ou serviço. Não existe um padrão. Cada caso é um caso.

O que o “Barato” traz de benefícios para o cliente?

OB: O super desconto é o maior benefício.

Essa compra pela Internet é segura?

OB: Com certeza! Ainda mais porque quem executa toda a compra é um grupo de bastante renome que é a UOL, então qualquer problema que venha a ter tem o respaldo de uma empresa de grande porte.

O que esse tipo de serviço trouxe demudanças para o mercado cearense?

OB: Abriu o mercado de compra digital no Estado. Fez com que várias pessoas tivessem experiências com vários estabelecimentos e fez com que esses estabelecimentos tivessem novos clientes.

Hoje, o “Barato Coletivo” já está nas cidades de Recife, Salvador, Belém, Natal, Porto Alegre, São Luís e muitas outras. Como está acontecendo o processo de expansão para outros Estados?

OB: Expansão é hoje o nosso maior foco. É algo que exige muito cuidado, cautela e estratégia. Estamos tentando fortalecer as praças que já abrimos e estamos estudando outros locais estratégicos.

Passo-a-passo

Para você que nunca fez uma compra no “Barato Coletivo” ou ainda tem alguma dúvida, vamos ensinar passo-a-passo como efetuar sua compra de maneira simples e rápida!

1º passo: Escolher sua oferta e clicar em “COMPRAR”. Na aba lateral da imagem, sempre haverá o preço real do produto, o preço ofertado com desconto e a economia que você ira fazer! O “tempo restante” é referente ao número de horas, minutos ou segundos que você ainda tem para comprar determinada promoção (a maioria fica em média 24 horas disponível). Abaixo do tempo, temos o número de pessoas que já compraram o serviço ou produto pelo site e o número de pessoas necessárias para que a oferta seja validada. Caso o site não atinja o número de compras necessárias (nesse caso do exemplo: 5 compras), o dinheiro é devolvido para o cliente.

2º passo: Após clicar em “COMPRAR”, você é direcionado para outra página onde decide a quantidade de compras que deseja fazer da oferta que escolheu e a forma de efetuar sua compra.

3º passo: Para efetuar sua compra, você precisa se cadastrar no site. O cadastro é bem fácil, só precisa de seu nome completo, CPF e alguns outros dados que servem para a sua segurança (e a do site também). Uma vez cadastrado, só precisa efetuar “login” com o seu email e a senha escolhida.

4º passo: Você será direcionado ao PagSeguro! Lá será a etapa final de sua compra, onde você escolhe o cartão de crédito que deseja utilizar e outras facilidades de pagamento.

Pronto! Agora é só esperar o final da promoção para receber o seu cupom e sair feliz da vida com a sua compra bem sucedida!

Bom para quem compra, ótimo para quem anuncia!

Se a clientela agradece ao número de ofertas, os anunciantes vibram com a quantidade de compradores! Anunciar em sites de compras coletivas se tornou uma maneira simples e eficaz de divulgação do seu negócio, além de garantir lucro certo! Afinal, não é todo dia que um restaurante de comida chinesa vende 3235 pratos de “yakissoba clássico” em 24 horas!

Esse foi o caso da loja “China In Box” situada na Santos Dumont. Após a inauguração da nova loja, a proprietária Magda Degani decidiu investir em um anúncio no “Barato Coletivo” e não se decepcionou! Em conversa com o blog Notícias de Bastidor, a proprietária conta o processo de anúncio, as vantagens em anunciar em um site de compras coletivas e muito mais:

Outros anunciantes também comemoram o sucesso de vendas! A Chef Lia Quinderé da Sucré Patisserie conta os resultados positivos de seu anúncio. “Quando não se tem prejuízo financeiro ou desembolso para realizar a venda, é muito vantajoso. O anúncio agrega uma grande venda em um período curto, além da exposição e marketing positivo que se gera”.

Já Fábio Feitosa, sócio do bar Entre Amigos, gostou tanto do serviço que anunciou duas vezes (aqui e aqui)! “Eles tem seriedade, o modelo de compras coletivas deles é perfeito. Já fizemos anúncio em outro site, mas é muito burocrático pra gente e pro cliente, que tem que assinar muita coisa. No Barato Coletivo o cliente resolve tudo mais rápido!”.

“A voz do povo é a voz de Deus”!

Se os sites de compras coletivas estão em alta, isto se deu pela aceitação do público. No fim das contas, são os clientes que fazem a engrenagem rodar e tornam tudo isso possível!!! Fomos às ruas conhecer a opinião das pessoas, suas críticas e elogios em relação a esse tipo de site. Confira:

Por Vivianne Rodrigues e Karine Viana

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s