[Oficinas de férias] Cotidiano das cidades

No Diário do Nordeste, Cidade. No O POVO, Fortaleza. Cidades, Geral, Cotidiano… O nome varia de jornal para jornal, mas em comum a mesma preocupação: cobrir bem o dia a dia, no que há de belo e feio na urbe. Durante uma semana, de 4 a 8 de julho, o Curso de Jornalismo incluiu a editoria na pauta de um Curso de férias, ministrado pelo professor Jocélio Leal e com 30 alunos inscritos.

Daniela Nogueira foi a convidada no quarto dia da oficina./ foto: blog.goethe.de/vintedias

Na agenda do curso, uma palestra da repórter Daniela Nogueira (O POVO). Ela foi à sala de aula conversar com a turma em forma de entrevista coletiva. No diálogo, contou experiências e discutiu procedimentos na Editoria, onde atua há seis anos – desde o tempo de estagiária.

E como dar notícia no dia seguinte? Eis um desafio. Para Daniela, a saída é contar histórias bem. No dizer dela, praticar a humanização do texto. “Considerando o limite tênue entre o brega e o estilizado, o leitor gosta de histórias de pessoas”, explica. Segundo ela, no convívio com a instataneidade da Internet, por vezes a Editoria “guarda” informações para a edição impressa. Como Daniela define, são os chamados “investimentos”.

Diariamente, e-mails com sugestões de pautas chegam às redações. O público aponta o que quer ler, fazendo denúncias e sugerindo temas. É o jornalismo colaborativo, que é muito bem visto por Daniela. “Fortaleza é dividida em seis secretarias regionais mais a do Centro. O jornalista não tem como saber todos os problemas desses pontos. Quando o leitor manda pauta por e-mail é ótimo”.

Camila Holanda participou da oficina e aponta a editoria de Cidade como um aprendizado. “É uma boa oportunidade para o jornalista iniciante. Ele vai à rua e tem de aprender a lidar com as dificuldades e prazeres da profissão. Aprende também a apurar, produzir e aprimorar o texto em um pequeno espaço de tempo”. 

(colaborou Mara Rebouças)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s