Jornalista Luís Nassif prevê crescimento para o Nordeste por meio de microempreendedores

O Nordeste, juntamente com a Amazônia e o Centro-Oeste, são as zonas de crescimento dos próximos anos. Foi o que o jornalista econômico Luís Nassif declarou nesta quinta-feira (18), no auditório da Receita Federal. A palestra faz parte da quinta edição do Prêmio Sefin de Finanças Municipais. “O Nordeste tem uma capacidade incrível de organização social do empreendedor”, defendeu.

Palestrante Luis Nassif, jornalista econômico. / Foto: blogdubois.com.br


O aumento do salário mínimo e o programa bolsa família tiraram muitas pessoas da pobreza. Regiões que antes estavam estagnadas passaram a gerar consumo. Esse mercado consumidor permite o desenvolvimento dos pequenos empreendedores, que, no Nordeste, são os artistas populares e os profissionais do artesanato, segundo Nassif. Para ele a consequência maior dessas mudanças é um salto na economia.

O jornalista traçou um panorama da história econômica brasileira e afirmou que há cerca de quatro anos ocorreu um fenômeno importante: a recuperação da autoestima nacional. Com isso, o jeitinho brasileiro, antes visto de forma depreciativa, é analisado de forma positiva atualmente. “Somos descolados, temos habilidade”.

Além do palestrante, o evento contou também com as presenças do vereador Acrísio Sena, presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, e do secretário de finanças da capital cearense, Alexandre Cialdini.

A abertura da cerimônia ficou a cargo do Grupo Companhia Lua de Teatro, que apresentou a esquete “Os primos”. Em tom lúdico, os três personagens contaram a história do primo rico e do primo pobre com pinceladas de esclarecimentos sobre educação fiscal. Porque “a bem da cidadania/ é preciso explicar/ é preciso aprender/ é preciso se informar”, como cantaram os atores.

O Prêmio Sefin é promovido Secretaria de Financas com o objetivo de promover a educação fiscal.

Serviço
Informações: www.sefin.fortaleza.gov.br/premiosefin
Fone: 3452 1481

Texto de Marília Pedroza

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s