[Artigo] Livros de papel perdem lugar para Tablets?

 

Foto: Thalyta Martins

Por Aline Cardoso

Há uma discussão latente sobre o destino dos livros. O papel é legado dos chineses sempre foi de grande valia, mas nos últimos anos, com a ascenção das novas tecnologias, tem seu emprego na corda bamba.

É comum andar pelas ruas e ver pessoas com seus mais variados aparelhos eletrônicos, cada um com uma utilidade e às vezes um só com todas elas. Raros são os bloquinhos, caderninho de anotações, agenda telefônica, revistas, livros então, nem cabe mensurar. O hábito de ler o jornal continua o mesmo, o que mudou foi a maneira. Agora aquela enorme folha de papel com seus variados cadernos cabem numa tela de computador e nos Tablets.

E por falar neles, a discussão remete à implatação desses aparelhos em instituições de ensino fundamental e médio. A última, que por sinal foi de grande impacto, refere-se à uma publicidade proposta pelo colégio Ari de Sá Cavalcante. Com o título “Tablet substitui livros”, a propaganda trouxe repercussão, gerando polêmica sobre o assunto.

De fato, a proposta de implantação de IPads em instituições de ensino privada não é novidade, o que poucas pessoas sabem é que o Ministério da Educação (MEC) confirmou que o Governo pretende implantar nas escolas públicas um programa de educação digital com uso de tablets em conjunto com o material tradicional do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD).

A estratégia do governo é reduzir em até 36% os preços dos aparelhos tornando-os mais acessíveis. Esse processo de obtenção até a implantação de tablets nas escolas públicas está previsto para 2014, aformou Aloísio Mercadante, ministro da Ciência e Tecnologia. O novo modelo de educação digital já foi amplamente disseminado no exterior. Países como Coreia do Sul e Taiwan já adotaram o modelo e pretendem acabar com o uso de livro (de papel) e até mesmo com as bibliotecas.

Diante da nova estrutura de educação, as instituições de ensino privado largam na frente nessa corrida tecnológica. Conservadores e ultramodernos dividem opiniões. Será que os tablets irão substituir os livros?

2 comentários em “[Artigo] Livros de papel perdem lugar para Tablets?

  1. A minha opnião sobre o assunto é realista. Os Tablets irão sim substituir os livros de papel, mas por uma questão mercadológica e prática, assim como as cartas de papel foram substituídas por e-mails, o vídeocassete foi subjugado pelo surgimento do dvd, o disquete pelo pendrive, o vinil pelo cd. A marcha da evolução tecnológica é essa.
    Eu não sou à favor de abolir a prática da leitura. A questão não é essa. Tablets vão substituir a forma da leitura não a prática. O que interessa é o conteúdo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s