Aluno da Unifor é bronze em mundial universitário na China

Atleta destacou-se junto a equipe brasileira de futebol no Universíade 2011, Campeonato Mundial Universitário

Formado em Fisioterapia pela Universidade de Fortaleza, aluno de Odontologia e atleta de futsal, João César Ferreira Sales Júnior, retornou na semana passada de Shenzhen, na China, trazendo consigo a medalha de bronze conquistada pela equipe brasileira de futebol na Universíade 2011, campeonato mundial universitário. (www.cbdu.org.br)

A China foi palco do evento que contou com a presença de 152 países e bateu o recorde de participantes em uma edição: 10 mil pessoas, entre eles, atletas, técnicos e dirigentes. Também batendo recordes, o Brasil conquistou 18 medalhas na competição, número inédito.

Entre essas medalhas estava o bronze de João. Veterano em competições internacionais, o atleta já havia participado das duas Univesíades anteriores ( Bangok 2007 e Belgrado 2009), pela seleção de futebol, ambas sem ter obtido sequer a classificação. Versátil, também participou do Mundial Universitário de Futebol de Salão em 2006, em Poznan, na Polônia, onde sagrou-se vice-campeão.

Para João, o evento é grandioso e conta com uma enorme estrutura. “É tudo novo, os campos de treino, os estádios, além de terem vários destes espaços em uma cidade só”. O atleta diz ainda que pretende continuar representando o Brasil em competições universitárias. “Ano que vem tem mais um mundial de futebol de salão e eu quero estar na delegação brasileira”. Infelizmente, no caso da Universíade, já não há como participar outra vez, visto que a competição exige um limite de idade, 28. Em 2013, data da próxima edição, o limite terá sido ultrapassado pelo jogador.

Além do bronze na China e da prata na Polônia, João César carrega títulos de peso como o terceiro lugar nas Olimpíadas Universitárias Brasileiras (Jubs) em 2010 pela Universidade de Fortaleza. Este ano foi campeão da Liga Universitária do Nordeste 2011, também pela Unifor e campeão da Copa Metropolitana de Fortaleza de Futsal, pelo clube Fortaleza.

A campanha na Universíade

Eram 16 times, divididos em quatro chaves de quatro. Vencendo da Ucrânia e da Malásia pelo mesmo placar de 2×1 e empatando com a Rússia por 1×1, a equipe brasileira conquistou a  vaga para as quartas de finais, onde derrotou a Itália nos pênaltis. O Brasil viu o ouro escapar na semi-final, ao empatar 0x0 com a Inglaterra e perder na disputa de pênaltis. Enfrentando a Rússia novamente, garantiu o terceiro lugar ao derrotar o país por 2×0. A campanha se igualou a campanha de 1999, que até então era a melhor do futebol em mundiais universitários.

Texto: Luana Benício

Supervisão: Adriana Santiago

5 comentários em “Aluno da Unifor é bronze em mundial universitário na China

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s