Atleta destacou-se junto a equipe brasileira de futebol no Universíade 2011, Campeonato Mundial Universitário
Formado em Fisioterapia pela Universidade de Fortaleza, aluno de Odontologia e atleta de futsal, João César Ferreira Sales Júnior, retornou na semana passada de Shenzhen, na China, trazendo consigo a medalha de bronze conquistada pela equipe brasileira de futebol na Universíade 2011, campeonato mundial universitário. (www.cbdu.org.br)
A China foi palco do evento que contou com a presença de 152 países e bateu o recorde de participantes em uma edição: 10 mil pessoas, entre eles, atletas, técnicos e dirigentes. Também batendo recordes, o Brasil conquistou 18 medalhas na competição, número inédito.
Entre essas medalhas estava o bronze de João. Veterano em competições internacionais, o atleta já havia participado das duas Univesíades anteriores ( Bangok 2007 e Belgrado 2009), pela seleção de futebol, ambas sem ter obtido sequer a classificação. Versátil, também participou do Mundial Universitário de Futebol de Salão em 2006, em Poznan, na Polônia, onde sagrou-se vice-campeão.
Para João, o evento é grandioso e conta com uma enorme estrutura. “É tudo novo, os campos de treino, os estádios, além de terem vários destes espaços em uma cidade só”. O atleta diz ainda que pretende continuar representando o Brasil em competições universitárias. “Ano que vem tem mais um mundial de futebol de salão e eu quero estar na delegação brasileira”. Infelizmente, no caso da Universíade, já não há como participar outra vez, visto que a competição exige um limite de idade, 28. Em 2013, data da próxima edição, o limite terá sido ultrapassado pelo jogador.
Além do bronze na China e da prata na Polônia, João César carrega títulos de peso como o terceiro lugar nas Olimpíadas Universitárias Brasileiras (Jubs) em 2010 pela Universidade de Fortaleza. Este ano foi campeão da Liga Universitária do Nordeste 2011, também pela Unifor e campeão da Copa Metropolitana de Fortaleza de Futsal, pelo clube Fortaleza.
A campanha na Universíade
Eram 16 times, divididos em quatro chaves de quatro. Vencendo da Ucrânia e da Malásia pelo mesmo placar de 2×1 e empatando com a Rússia por 1×1, a equipe brasileira conquistou a vaga para as quartas de finais, onde derrotou a Itália nos pênaltis. O Brasil viu o ouro escapar na semi-final, ao empatar 0x0 com a Inglaterra e perder na disputa de pênaltis. Enfrentando a Rússia novamente, garantiu o terceiro lugar ao derrotar o país por 2×0. A campanha se igualou a campanha de 1999, que até então era a melhor do futebol em mundiais universitários.
Texto: Luana Benício
Supervisão: Adriana Santiago
Que orgulho! Interessante ver os feitos dos atletas da Unifor serem divulgados assim. Parabéns pela matéria!
A matéria está excelente. Amei!
Continue escrevendo muito Luana Benício.
João César é orgulho para todos atletas que representam a Universidade de Fortaleza/UNIFOR. Parabéns João!
Realmente a matéria está ótima!!
Parabéns para o João pela conquista e para a Luana Benício pela matéria!
João Cesar merece todos os parabéns possíveis por toda a sua dedicação. Ser atleta é uma tarefa simplesmente árdua!!