No dia da árvore, o privilégio de conviver com a natureza

Existem 49 espécies de árvore nos arredores da Reitoria da UNIFOR

A flora exuberante da Unifor chama a atenção de quem a visita. Só no entorno da reitoria foram catalogadas 93 espécies, pertencentes a 41 famílias de plantas. No total, 88% das espécies são exóticas e apenas 12% nativas da região costeira do Ceará. Foram inventariadas cerca de 49 espécies diferentes de árvores. Números grandes para serem lembrados, principalmente hoje, dia 21 de setembro, Dia da Árvore.

Desde 1965, o dia da árvore é comemorado no Brasil. A data prenuncia a chegada da primavera, época de florescimento da vegetação. A nova estação começa no dia 23 de setembro e termina no dia 21 de dezembro no hemisfério sul. Não faz muita diferença no Ceará, pela proximidade com a linha do Equador, mas é um bom momento para lembrar aos estudantes, professores e funcionários que é um privilegio poder apreciar diariamente um dos poucos recantos verdes da cidade. “Eu, particularmente, me sinto muito feliz quando chego aqui todo dia pela manhã. É tanto verde, tanto ar puro, que reanima para o dia de trabalho”, comentou a professora de jornalismo Adriana Santiago.

”Eu gosto do contato com a natureza. Dá tranquilidade, e me faz sentir bem. A Unifor faz o papel dela de preservação ambiental. Em uma cidade com tão pouco verde, isso é muito importante” afirmou Marília Pedroza, estudante de jornalismo da UNIFOR.

O campus da Unifor faz parte da maior bacia hidrográfica da cidade de Fortaleza, a do Rio Cocó. Além de ser uma Unidade de Conservação estadual que protege principalmente a vegetação de manguezal. O resultado da catalogação feita em 2008  está disponível no site da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Texto: Juliano de Medeiros
Orientação: Janayde Gonçalves

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s