“Educação pela Arte” abre XVI Unifor Plástica

Emoção foi o que se pôde perceber na abertura da 16ª edição da Unifor Plástica, na noite desta quinta-feira (20).  Com o tema “Educação pela Arte”, trouxe grande diversidade de mídias nas composições artísticas, desde vídeo sob pintura a pintura sobre fotografia, inclusive bordado. As formas de expressão são muitas, o que torna a exposição mais rica e valoriza o trabalho da curadoria. “O curador tem um trabalho muito minucioso. Você mata uma obra se ela for muito delicada e se a puser ao lado de outra muito colorida, exuberante. Esse é um trabalho de se colocar no lugar do artista e do público. Por isso, a primeira coisa que fiz depois da seleção foi mandar um e-mail para todos os inscritos que não foram selecionados”, explicou o curador da exposição Pablo Manyé.

A noite foi de particular comemoração para cinco dos vencedores da mostra: o gravurista cearense Francisco Almeida, que venceu em 1° lugar; em segundo, a estudante de Belas Artes Naiana Sousa, seguida pelos artistas, Sérgio Helle, Ana Cristina Mendes e da fotojornalista Geórgia Santiago.

Como a mostra é mista e a visitação pode ser guiada, os monitores passam por um treinamento diferente. “Nós tivemos uma aula sobre Arte Contemporânea e conversamos com os próprios artistas para que eles falassem de suas respectivas obras. O mais interessante é que quebra com o conceito de que arte é só o que se pendura na parede. As várias formas de expressão quebram com o modelo clássico”, disse a monitora e estudante de psicologia, Ana Cecília Coutinho. Esta superação de limites na arte é muito atual e congruente com todas as possibilidades comunicativas de nossa época, marcada pela diversidade. E se o espectador é co-autor de toda obra de arte, a oportunidade dos visitantes consiste em experimentar e aprender para desbravar o futuro.

Texto: Manoela Cavalcanti
(manu_satine@hotmail.com)

Orientação: Prof. Alejandro Sepúlveda

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s