Mundo Unifor: 5ª edição inova em formato e atrações

Este slideshow necessita de JavaScript.

Com a proposta de envolver alunos, professores, funcionários e a sociedade com os temas mais atuais das diversas áreas do conhecimento, a 5ª edição do Mundo Unifor movimentou o campus da Universidade de Fortaleza durante uma semana. O evento promoveu palestras dos diferentes centros acadêmicos, eventos científicos e fechou com um show do provocante Lobão.

Uma das inovações do evento foi o Mini Mundo e o Unifor Experience, onde alunos do ensino fundamental e médio de diversas escolas de Fortaleza e do interior do Estado visitaram o Campus universitário e vivenciaram a rotina acadêmica. Os jovens estudantes participaram de eventos artísticos, culturais e científicos. A Casa de Plástico, uma estrutura ecologicamente correta fabricada com materiais recicláveis, foi uma das atrações que mais atiçaram a curiosidade dos jovens visitantes.

A Arte teve destaque no Mundo Unifor 2011. Duas grandes exposições foram abertas durante a realização do evento: a 16ª edição da Unifor Plástica, com o tema “Educação pela Arte” e a exposição itinerante Presságios, do artista cearense radicado na Itália, Bruno Pedrosa.

Além das exposições, o Mundo Unifor debateu com profundidade a produção artística na contemporaneidade. A palestra “Arte Contemporânea: entre a criatividade, os museus e o mercado”, discutiu arte e mercado, enquanto que a conferência “Do cafezal às Nações Unidas”, apresentou a trajetória do pintor Portinari pelo seu filho, João Cândido Portinari.

Ciclo de palestras

Um encontro espetacular entre o sanfoneiro Waldonys e a Camerata Unifor abriu a primeira noite do Mundo Unifor. Em seguida, o administrador Max Gehringer, convidado do Centro de Ciências Administrativas (CCA), deu início ao ciclo de palestras abordando o tema do empreendedorismo e as exigências do mercado de trabalho.

Luís Roberto Barroso, professor titular da Universidade do Rio de Janeiro (UERJ) e membro do Comissão Nacional de Estudos Constitucionais do Conselho Federal da OAB, foi o palestrante convidado pelo Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) para a noite de terça-feira. O jurista comentou sobre o papel da constituição na interpretação de casos de difícil julgamento.

O médico Nuno Cobra, palestrante do Centro de Ciências da Saúde (CCS), inovou ao falar sobre os modos de vida saudável interagindo diretamente com o público durante quase duas horas, na noite de quarta-feira. Baseado em sua filosofia de integração entre corpo, mente e espírito, Cobra tentou conscientizar as pessoas a cuidar da saúde de forma global.

Na quinta-feira, o Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), trouxe o professor Silvio Lemos Meira. Formado em Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), mestre em Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e doutor em Computação pela University of Kent at Canterbury, Silvio Meira ressaltou o impacto das inovações tecnológicas no mercado.

O Centro de Ciência Humanas (CCH) trouxe o cantor e compositor Lobão para o encerramento do Mundo Unifor. O roqueiro fez uma apresentação recheada de clássicos da sua carreira e fechou com brilho a 5ª edição do evento.

Texto: Glaydson Silva
(glaydson_yyz@hotmail.com) 
Fotos: Thalyta Martins
Orientação: Prof. Alejandro Sepúlveda 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s