[Foca Nessa] “Aos meus amigos”

O que foi feito, amigo, de tudo que a gente sonhou?
O que foi feito da vida? O que foi feito do amor?”

O trecho acima, retirado da música “O que foi feito deverá”, de Milton Nascimento, descreve o sentimento expressado na obra “Aos Meus Amigos”, de Maria Adelaide Amaral. O livro conta a história do reencontro de grandes amigos que compartilharam ideais, lutaram juntos contra a ditadura militar e foram até capazes de morrer para defender uns aos outros. Entretanto, o tempo e as circunstancias diversas da vida terminaram por afastá-los.

O reencontro acontece no velório de um dos integrantes da turma, Leo, que se suicidou por não encontrar mais grandiosidade na vida. Nesse contato com pessoas importantes do passado ressurge em cada personagem lembranças e sentimentos esquecidos. Sob o caixão de Leo, os amigos remoem frustrações, ideais, amores e até alegrias. A narrativa do livro é composta em diálogos que misturam passado e presente, além de traçar o perfil psicológico de cada personagem.

Foto: Divulgação

A obra é rica em intertextualidade, há citações musicais, literárias e até referencias a obras de artes plásticas. Ficam nas entrelinhas reflexões sobre amizade, solidariedade, fraternidade e sobre as transformações pessoais ao longo da vida. Em 2008, a obra foi adaptada para a televisão pela autora com o título “Queridos Amigos”.

Texto: Lorena Cardoso
(lorenacardoso@hotmail.com) 

Orientação: Alejandro Sepúlveda

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s