Escritores, chegou a hora de tirar os textos da gaveta

Foto: Divulgação

Até o dia 23 de dezembro a Universidade de Fortaleza estará com inscrições abertas para a 4ª edição do Prêmio de Literatura da Unifor. O concurso, que neste ano será voltado para o gênero poesia, premiará 21 autores divididos em duas categorias: obra inédita e trabalho inédito. Na primeira modalidade, deverá ser apresentado um livro de poesia e o primeiro colocado ganhará uma viagem para conhecer a biblioteca Nacional do Congresso Americano, em Washigton. Já na segunda, o trabalho consiste em poesias avulsas e o vencedor terá direito a uma visita a Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro.

Jáder Santana, vencedor do Prêmio Raquel de Queiroz 2009/ Foto: Arquivo pessoal

O estudante do curso de Jornalismo, Jáder Santana, que no ano 2009 venceu o concurso literário organizado pela Associação Cearense de Escritores, o Prêmio Raquel de Queiroz, acredita que esse tipo de iniciativa é uma excelente oportunidade de incentivo ao hábito da leitura e aperfeiçoamento de textos. “Em primeiro lugar, o prêmio é um grande atrativo. Depois, quem começa a ler e escrever, acaba descobrindo uma forma mais interessante de conhecer a vida, e não dá mais pra largar”, argumenta Santana.

Além disso, prossegue, a experiência de participar de um concurso é bastante positiva. “A gente termina a premiação com mais confiança no nosso texto e com vontade de se aperfeiçoar. É bom para o currículo, para conhecer escritores interessantes do cenário cearense e ter o trabalho lido”. Apesar de nunca ter participado do Prêmio de Literatura da Unifor, nesta edição ele pretende enviar seus trabalhos. “Eu tenho alguns textos escritos e quero me inscrever, provavelmente, na categoria ‘livro’ ”, revela.

Os interessados podem realizar a inscrição na Vice-reitoria de Extensão (no 1º andar do prédio da reitoria do Campus ) ou via correios. Os resultados deverão ser divulgados no dia 21 de março de 2012 no Teatro Celina Queiroz.

Serviço:

Prêmio de Literatura Unifor
Inscrições de trabalhos: 16 de novembro a 23 de dezembro de 2011
Divulgação do resultado e entrega dos prêmios: 21 de março de 2012
Mais informações: (85) 3477 3311

Texto: Renata Frota
(reh_frota@hotmail.com)
Orientação: Júlio Alcântara

Um comentário em “Escritores, chegou a hora de tirar os textos da gaveta

  1. acho legal o concurso, mas como foi falado na matéria, acho que tem que acontecer o incentivo também pra quem participa do concurso e não só para quem ganha, no caso, os três primeiros lugares.

    Uma sugestão seria fazer uma antologia com os trabalhos selecionados para o concurso e publicá-los num livro (um livro virtual também seria uma boa). Precisamos de mais leitores/escritores. Vamos incentivá-los em grande escala.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s