Falta de consciência ambiental na mira dos canudinhos

Projeção exibida pelo GEDOc/ Foto: Thalyta Martins

O Grupo de Estudo do Documentário (GEDOc), do curso de Audiovisual e Novas Mídias decidiu quebrar a rotina do Campus e fazer as pessoas refletirem a respeito de questões ambientais. Para isso, a equipe decidiu juntar, por meio de caixas coletoras, canudinhos descartados pelos alunos no Centro de Convivência da Unifor.

Segundo Danielle Rotholi, membro do GEDOc, faltou consciência e colaboração dos estudantes porque  havia outros tipos de lixo entre o material coletado; o que atrapalhou o objetivo da campanha. Mesmo assim, os canudinhos que coletados durante três semanas foram expostos na última quarta-feira (23/11), no Centro de Convivência, em representação da grande quantidade de lixo que é produzido na Unifor. Além disso, foi exibida uma projeção feita por alunos do Curso Audiovisual, pela qual foi possível discutir a relação das pessoas com o ambiente em que vivem. A ideia do projeto é circular a informação entre os acadêmicos e atrair novos colaboradores.

O trabalho artístico do GEDOc é inspirado em uma intervenção do artista plástico Júlio Silveira durante a ECO/RIO-92 – Conferência das Nações Unidas sobre o meio ambiente e o desenvolvimento.  Enquanto o mundo inteiro discutia política ambiental, ele organizou sua manifestação artística nas areias de Copacabana usando milhares de canudinhos.

Texto: Lorena Cardoso e Gizela Farias
(lorenacardosob@hotmail.com
)
(gizelafarias@gmail.com) 

Orientação: Profa. Adriana Santiago

Um comentário em “Falta de consciência ambiental na mira dos canudinhos

  1. oi amigos, fiquei muito feliz em ver que algo que foi realizado tanto tempo ainda pode repercutir positivamente,pois basta caminharmos um pouco pela beira mar para constatarmos a quantidade de lixo plástico abandonado por toda extensão do nosso litoral, por falta de respeito ao meio ambiente e a vida.
    ainda temos muito a fazer até que o planeta se torne o paraíso prometido,Utopia?Não sei..estarei montando uma instalação que vão ser utilizado um milhão de canudinhos, juntem pra mim,ok?
    um abraço julio silveira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s