[Claquete] Dois Coelhos inova no cinema brasileiro

Foto: Divulgação

Muitas produções cinematográficas vêm carregadas com um sentido de celebração ou crítica nacional. Embora Dois Coelhos, em cartaz desde 20 de janeiro, tenha componentes ligados às particularidades do Brasil – como a já enfastiante corrupção política, a violência, etc. – não parece ter o mesmo viés de denúncia ou enaltecer nacionalista.

A história foca em um indivíduo qualquer, ambíguo, sem grandes distinções nem ambições, que por um impulso misterioso, bola um estratagema para prejudicar dois criminosos de “ramos” diferentes: um político e outro comum.

O herói e narrador onipresente, Edgar, interpretado por Fernando Alves Pinto, apresenta os outros personagens de acordo com uma ordem própria de importância. Assim, vai e volta no tempo, como quem conta uma história a alguém, lembrando-se de repente de mais um detalhe aqui e ali. O resultado é uma montagem impecável. Esta característica, aliada ao estilo da edição, e efeitos visuais como o slow-motion, lembra em muito as produções do inglês Guy Ritchie, que dirigiu as duas últimas versões modernas de Sherlock Holmes.

Além de Dois Coelhos funcionar muito bem como filme de ação, apesar de violento, o roteiro possui constantes de alívio cômico – mesmo em momentos de tensão. Tal recurso apresenta uma saída que evita o drama de Tropa de Elite II. O que provavelmente foi possível, também, pela eficaz escolha dos atores. Alessandra Negrini, por exemplo, faz a “anti-mocinha” que sofre de pânico, com uma fragilidade perfeita para o papel.  A intensão do diretor, Afonso Poyart, segundo declarou Caco Ciocler em entrevista, era mesmo fazer algo inédito no Brasil. E consegue.

Ficha Técnica:

Direção e roteiro Afonso Poyart
Direção de Fotografia
Caros Zalasik
Elenco principal Alessandra Negrini, Fernando Alves Pinto, Caco Ciocler, Marat Descartes, Neco Vila Lobos, Roberto Marchese.

Texto: Manoela Cavalcanti
(manu_satine@hotmail.com)
Orientação: Profª. Janayde Gonçalves

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s