Humorista Chico Anysio morre aos 80 anos

Professor Raimundo, um dos personagens mais famosos do humorista / Foto: Divulgação

Morreu hoje, aos 80 anos, o humorista cearense Chico Anysio. Ele, que se encontrava internado há mais de três meses no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, sofreu uma parada cardiorespiratória. De acordo com nota divulgada pela assessoria do hospital, “o falecimento ocorreu por conta de falência múltipla dos órgãos decorrente de choque séptico causado por infecção pulmonar”.

Considerado um dos maiores humoristas do País, desde 2009 vinha passado por várias internações seguidas. A primeira foi devido a uma pneumonia, no ano seguinte permaneceu 110 dias no hospital em decorrência de uma obstrução da artéria coronária. Em seguida, fortes dores nas costas desencadeada por um antigo problema nas vértebras levaram o ator de volta ao Samaritano. No final do ano passado foi internado novamente com infecção urinária e um dia após a alta regressou ao hospital pela última vez.

Carreira

Chico Anysio nasceu dia 31 de Abril de 1931. Era natural de Maraguape, mas com apenas sete anos foi morar no Rio de Janeiro. Desde criança já gostava de imitar, contar piadas, tanto que antes de completar a maioridade já se destacava em programas de calouros.

No entanto, o sucesso mesmo veio somente em 1957 com a “Escolinha do Professor Raimundo”, onde vivia o próprio professor Raimundo. O programa, além de dar destaque ao humorista, também tornou populares diversos artistas, como Tom Cavalcante, que vivia o personagem João Canabrava.

O humorista trabalhou também em filmes e novelas, chegando até a contracenar com Grande Otelo. Ao longo dos 65 anos de carreira, chegou a apresentar mais de 200 personagens, entre eles Alberto Roberto, Baiano (sátira do cantor Caetano Veloso) e o vampiro Bento Carneiro.

Texto: Renata Frota
Fontes: Portal G1, Revista Época e Portal R7
Orientação: Prof. Alejandro Sepúlveda

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s