Eu fui!

Foto: Marília Pedroza

Enriquecedora. Se eu só pudesse usar uma palavra para definir a experiência vivida seria essa. Há menos de duas semanas estive no Desafio Sebrae Internacional 2011, no Rio de Janeiro. Em paralelo a este grande evento, outro, de porte bem menor, também estava acontecendo. E eu estava lá. Fui como estudante de jornalismo representante do Ceará e me encontrei com outros alunos de jornalismo, um de cada unidade da federação (exceto Paraíba, que não pôde comparecer).

Divididos em sete equipes, nós participamos de uma versão demonstrativa do Desafio Sebrae, com o mesmo tema do ano passado: indústria de bicicletas. Goiás, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e Ceará formaram a quinta equipe, que levava o nome “Pedala”. Mal nos conhecemos e já começamos a administrar uma indústria virtualmente. Esse é o Desafio, um jogo virtual de negócios destinado a universitários, em que as competências empreendedoras são avaliadas.

Após dois turnos de competição e cinco rodadas disputadas havia um vencedor. Esse tempo também foi suficiente para trocarmos figurinhas sobre as experiências vividas em cada estado. Foi um verdadeiro intercâmbio cultural com direito até a uma noite na Lapa, o bairro da boemia da Cidade Maravilhosa.

Ainda participamos de uma entrevista coletiva com dois diretores do Sebrae e o coordenador técnico da empresa parceira que desenvolve o software do jogo. Foi um momento de pura prática jornalística. Na premiação dos estudantes de jornalismo, minha equipe ficou em segundo lugar. Não ganhei um centavo pela empreitada, mas a experiência valeu muito a pena!

Por fim, houve a cerimônia de premiação do Desafio Sebrae Internacional 2011, no Palácio da Cidade, sede da prefeitura do Rio e antiga sede da embaixada inglesa. Entre as equipes campeãs nacionais da Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, Panamá, Paraguai e Peru, os meninos de Mossoró (RN) ganharam de virada da Argentina, foi emocionante!

No dia seguinte, hora de arrumar as malas mesmo com vontade de que ainda não acabasse. Na bagagem, uma experiência nova e enriquecedora que veio como um presente para mim. Estou no último semestre e não contava com isso. Mas a oportunidade chegou tentei dar o máximo de mim e aproveitá-la ao extremo.

Texto: Marília Pedroza
Orientação: Profa. Adriana Santiago

4 comentários em “Eu fui!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s