[Claquete] O lado escuro da lua

Foto: Divulgação


Moon
, de 2009, ficção científica dirigida por Duncan Jones, aponta em seu distopismo, uma realidade futura em que as máquinas não são as vilãs, mas é o homem que assume o papel de carrasco, ao perverter e tornar descartável a própria humanidade. Como diria Sartre, “o inferno são os outros”.

Traduzido como “Lunar”, o filme é quase inteiramente ambientado dentro de uma nave espacial aterrissada na lua. E apresenta uma estética fria, clean e impessoal, que intensifica a atmosfera claustrofóbica e solitária em que vive o personagem Sam Bell (Sam Rockwell).  A única companhia deste astronauta é Gerty, um robô a quem Kevin Spacey dá uma voz mecânica. Ironicamente, as expressões de Gerty são apenas variações de um smile – uma daquelas carinhas usadas pra explicar o que as palavras não abrangem, em nossa comunicação virtual.

A missão de Sam é extrair de rochas lunares uma fonte de energia que, no filme, passou a alimentar a demanda da terra. Faltando poucos dias para cumprir seu contrato de três anos, Sam está em seu limite. A narrativa lenta evidencia sensações de isolamento e saudade. Como um náufrago, o protagonista vive em torno de pequenas soluções diárias para a iniludível falta que lhe aflige: a solidão. O resultado dessa combinação de angustias é a paranoia do personagem.

Repleto de críticas a uma sociedade em conflito com o Humanismo, Moon aponta as contradições existentes na busca pelo desenvolvimento tecnológico, atrelado à corrupção humana, e segura um mistério cabal quase até o fim.

Veja o trailer:

Direção: Duncan Jones
Produção: Stuart Fenegan e Trudie Styler
Roteiro: Nathan Parker e Duncan Jones
Elenco principal: Sam Rockwell, Kevin Spacey e Dominique McElligott

Para ler escutando: “Eclipse”, álbum “The Dark Side Of The Moon”, do Pink Floyd.

Texto:  Manoela Cavalcanti
Orientação: Prof. Alejandro Sepúlveda

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s