Dia Nacional do Livro Infantil: Crianças do Brasil estão lendo mais

Lívia Lopes, repórter do jornal infantil do Diário do Nordeste / Foto: Arquivo Pessoal

Neste dia 18 de abril, além de se comemorar o nascimento do escritor Monteiro Lobato, daí então o Dia Nacional do Livro Infantil, há ainda mais motivos para celebrar. Uma pesquisa  divulgada pelo Instituto Pró-Livro em 2012, “Retratos da Leitura no Brasil“, mostra que o índice de leitura entre crianças acima de cinco anos cresceu. De acordo com o último estudo realizado pelo Instituto Pró-Livro (IPL), o brasileiro – com mais de 5 anos de idade – lê em média 4,7 livros por ano, sendo que neste dado constam também os livros indicados pela escola, sem eles, o índice de leitura espontânea é muito inferior, de apenas 1,3 livros em média por ano. Entre os gêneros preferidos pela crianças estão a literatura infantil e a história em quadrinhos. Outro dado interessante: crianças e jovens leem mais que adultos. Leitores entre 11 e 13 anos leem, em média oito livros por ano.

Em entrevista ao Blog do Labjor, Lívia Lopes, repórter do caderno infantil do jornal Diário do Nordeste, se diz contente quando esse tipo de pesquisa aponta um aumentou o índice de leitura infantil. Segundo ela, nos dias atuais as crianças estão muito ligadas à tecnologia, porém, é extremamente importante a experiência da criança com o livro, como o fato de visitar  bibliotecas e livrarias.
Ao ser questionada sobre a leitura de sua sessão infantil nos jornais, Lívia conta que parte dos pais o incentivo de chamar o filho para ler junto. Mas, além disso há o lado atrativo do impresso. Lívia trabalha com um caderno colorido, uma maneira de despertar atenção da criança.
Texto: Lise Ane Alves
Orientação: Profa. Adriana Santiago 

3 comentários em “Dia Nacional do Livro Infantil: Crianças do Brasil estão lendo mais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s