O trabalho define o cidadão que você é

Hoje todo mundo que trabalha, está de parabéns. Poucos sabem o motivo, mas o Dia do Trabalhador é comemorado mundialmente em memória a um grupo de operárias mortas durante a repressão às manifestações e à greve no dia primeiro de maio de 1886. Devido à sua importância, e por tudo o que esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, a data acabou servindo de exemplo para o mundo celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história. Esta data serve ainda de marco para repensar coletivamente a relação do cidadão e o seu trabalho, para reivindicar melhorias trabalhistas, e repensar as rotinas.

O Blog do Labjor colheu depoimentos de alguns funcionários da Universidade de Fortaleza (Unifor) ou que trabalham pelos campus na perspectiva de reflexão sobre a prática profissional, onde perguntamos o que mudou na vida de cada um, sobre as experiências adquiridas nos seus respectivos trabalhos e também o que esse dia significa para o seu dia-a-dia e sua vida enquanto ser humano e cidadão.

A partir dos depoimentos, podemos notar o quanto o trabalhado faz a diferença na construção da dignidade humana. Ele engloba uma diversidade de experiências, fazendo com que o homem seja valorizado em todos os sentidos. Isso é basicamente o ponto de partida para que qualquer pessoa se torne um cidadão de bem, contribuindo sempre para um mundo melhor e mais democrático.

“A história do Primeiro de Maio mostra, portanto, que se trata de um dia de luto e de luta, mas não só pela redução da jornada de trabalho, mais também pela conquista de todas as outras reivindicações de quem produz a riqueza da sociedade.”, como enfatizou o jornalista Perseu Abramo.

Robson Sérgio, funcionário do estúdio de rádio

Foto: Tircianny Araújo

Com o trabalho minha vida melhorou com certeza, melhorou meu crescimento, tanto financeiro como pessoal. Consegui independência financeira. O trabalho traz, de alguma forma, uma identidade para o ser humano, define o que você é.

Karine Capistrano, professora da Unifor

Foto: Tircianny Araújo

Com o trabalho, a minha experiência foi ampliada, mas as cobranças também aumentaram. Cobranças essas não somente exteriores, como as das instituições, mas também as que eu faço a mim mesma. Busco constantemente pelo meu aperfeiçoamento e crescimento profissional. O Dia do Trabalho passa tão rápido para mim que eu não consigo nem sentir. Por exemplo, amanhã mesmo eu passarei o dia trabalhando. Mas, de fato, essa é uma data para refletir, não é à toa que nesse dia muitas pessoas aproveitam para fazer manifestações e reivindicações pelos seus direitos.

Edvanda Nascimento, vendedora da Sorveteria Mandarina

Foto: Tircianny Araújo

Antes eu morava de aluguel e agora tenho casa própria, ou seja, o trabalho favoreceu e muito o meu aprendizado. Subi de cargo com a experiência que tenho, consegui um cargo melhor, antes trabalhava na cozinha, hoje sou caixa. Minha tendência é aprender mais e mais. Esse dia do trabalhador é importante para a gente fazer uma reflexão sobre o que podemos fazer de melhor na nossa vida. É um dia especial para todos os trabalhadores.

Amilton Gadelha, trabalhador autônomo

Foto: Tircianny Araújo

O trabalho melhorou minha vida em termos financeiros. Esse dia significa o melhor dia, comemoramos a responsabilidade, a luta pela vida e a dignidade. Um dia especial para quem trabalha.

Jerônimo do Carmo, funcionário terceirizado da limpeza

Foto: Tircianny Araújo

Quando começamos a trabalhar, nossa visão muda. Com certeza minha vida melhorou, porque o trabalho engrandece o homem. Passei a ser mais independente, tive mais atitude. Esse dia significa mais do que um dia de folga, dia de descanso. A limpeza é importante porque mantém o ambiente de trabalho higienizado, mais organizado, e por isso o meu trabalho é importante.

Felipe Martins, proprietário da xérox da Comunicação Social

O trabalho é essencial na vida de cada um de nós. Não dá para viver sem trabalho, temos que ter uma obrigação. O dia do trabalhador é um dia que os grandes empresários deveriam respeitar, pois ainda assim o trabalhador é explorado.

Gleiciana Sampaio, vendedora da Livraria Smile

O trabalho é a necessidade de buscar um desenvolvimento, um crescimento, amadurecimento, um pensar diferente. Eu acho que o trabalho em si é reconhecido todos os dias, cada um depende de cada um. Acho importante ser favorecida pelo reconhecimento do trabalho.

Texto: Ahynssa Thamir e Otelino Filho
Orientação: Profa. Adriana Santiago

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s