[Série] A importância do anel de formatura

Baile, colocação de grau, ato ecumênico são algumas das etapas que fazem parte da formatura. Outro ítem cheio de significado e importância para representar esse momento é o anel. A peça geralmente é confeccionada em ouro e com detalhes que representam o curso do formando.

Suzane Saldanha, formanda do curso de Jornalismo da Unifor / Foto: Arquivo Pessoal

A jóia é tão importante para alguns concludentes que a festa de formatura não se faz necessária. É assim para a estudante de jornalismo, Suzane Saldanha, que se forma neste semestre.

Suzane conta que o anel de formatura tornou-se uma tradição na sua família. “Vou ganhar o anel de formatura da minha avó. É uma tradição na família, sempre que alguém se forma, ela dá um anel. Como ela não teve oportunidade de estudar, valoriza muito quando alguém da família se forma”, orgulha-se.

Já para Eduardo Buchholz, que também se forma neste semestre em jornalismo, este detalhe (o anel de formatura) não foi lembrado e, para ele, não representa um significado especial. Mesmo assim, o quase jornalista fala da importância do anel. “Mesmo não depositando nenhum significado especial ao anel de formatura, agora pretendo ter um. Ele marca a vida profissional. É o simbolo de um ‘ritual de passagem’, neste caso, da vida acadêmica para o mercado de trabalho”.

Pedras e cursos

Foto: Divulgação

Os anéis de formatura simbolizam a eternidade da sabedoria e levam pedras preciosas que contém o significado especial para cada profissão.

Por expemplo, para os formandos dos cursos de ciências exatas, como administração, a pedra que representa as profissões ligadas à área, é a safira – que significa a sabedoria, exatidão e a verdade dos propósitos.

Já quem é da área da saúde, pode ostentar em seu dedo um anel de esmeralda, que simboliza a arte da cura.

Para os profissionais de Comunicação Social, a pedra escolhida é a safira azul. Para os advogados, o rubi. Vale lembrar que a cor das pedras mudam de acordo com o conselho de cada curso, por exemplo, o curso de Jornalismo pode ser representado pela safira azul, ametista e o rubi.

Serviço:

Quer saber qual a cor da pedra que representa a sua profissão? Basta acessar o aqui.

Texto: Renata Pimentel
Orientação: Profa. Adriana Santiago 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s