
Na noite desta terça-feira (23), os alunos do primeiro semestre do curso de Belas Artes da Unifor foram homenageados com uma recepção especial no Teatro Celina Queiroz: a Cerimônia da Espiral. O evento, que acontece ao final de cada semestre, foi organizado pelos alunos da disciplina Produção de Eventos – ministrada pela Professora Adriana Helena – em parceria com o grupo Espiralados, coordenado pelo professor Pablo Manyé.
A cerimônia, contou com a presença do vice-reitor, Henrique Sá, além de diversas apresentações: música com o coral da Unifor e com a pianista Vânia Marques, exposição de trabalhos realizados por alunos da disciplina de Técnicas Experimentais 2, além de dança com integrantes do grupo do Boi Garantido, apresentações de teatro, homenagem ao professor do curso de Belas Artes, Francisco de Almeida, entre outros. Sendo assim, um momento no qual a produção artística dos alunos do curso de Belas Artes pôde ser compartilhada com o público.
No final, os alunos e seus padrinhos realizaram o juramento, declamado pelo professor Carlos Velazquez e receberam um colar com o símbolo do curso, a espiral, que significa a arte perpassando diversos saberes, diversas áreas, interagindo, enriquecendo e enriquecendo-se. “Trata-se de um rito de passagem para os estudantes que acabaram de concluir o primeiro semestre”, explica Manyé.
Após a recepção, foi realizado um coquetel entre os blocos Q e P , onde foi montado um cenário, uma espécie de jardim, elaborado pelos próprios estudantes para a realização de um coquetel. Manyé conta que “a ideia era criar um espaço aberto diferenciado onde as pessoas pudessem sentar e conversar, além de estimular um ambiente para se falar de arte”.
Veja as fotos do evento:
Texto: Renata Frota
Orientação: Profa. Joana Dutra