Flugtag: o dia do voo

Foto: Divulgação

A terceira edição brasileira do Flugtag, competição de aviões movidos a força humana chega pela primeira vez à Fortaleza. Mais de 40 engenhocas concorrerão no evento que acontece no dia 27 de maio, a partir das 10h, no Marina Park Hotel, e será comandado pelo ator e apresentador Marcio Garcia. A entrada é gratuita.

Criado 1992, o Flugtag, que em alemão significa Dia do voo, tem por objetivo testar as engenhocas voadoras jogando-as de uma altura de mais de dez metros sob a superfície da água. São julgados não somente a distância percorrida pelo veículo, mas também a criatividade e a performance dos participantes da equipe. O evento já teve mais de 35 edições ao redor do mundo.

Para esta edição do Flugtag, os participantes não pouparam criatividade na hora de montar suas invenções. Há desde uma garrafa de cachaça voadora a um acarajé voador. O analista de sistemas Ricardo Celestino, integrante da equipe Cisne Negro, é um dos que participará do Flugtag. “Somos um grupo de cinco amigos, gostamos de coisas diferentes e legais. Vimos alguns chamados e posts na Internet comentando sobre a realização do próximo evento em Fortaleza. A partir daí, começamos a assistir a vídeos na Internet e por acharmos o evento interessante, divertido e animado, ficamos empolgados. Nos reunimos para discutir o assunto e propor um tema. Queríamos um tema com o qual poderíamos fazer algo que nos divertíssemos e divertíssemos também nossos amigos e o público geral. Nos identificamos com o Cisne Negro (filme). Rimos bastantes, trabalhamos a ideia, enviamos a proposta e aguardamos o resultado. Ficamos muito felizes por estarmos na seleção.”

A organização do evento estabelece limites na hora de criar as engenhocas voadoras, relacionadas ao peso e o tamanho da máquina. “Nossos maiores desafios foram a escolha dos materiais, sensibilidade artística e o principal, construir um avião que fosse resistente e leve, já que, segundo as regras do evento, o peso do avião somando ao do piloto não podem superar 200kg. O que tem de desafio nisso? Nós cinco juntos pesamos mais de uma tonelada!”, explica Celestino.

Texto: Lígia Franco
Orientação: Prof. Alejandro Sepúlveda

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s