Quem é Quem na Intercom 2012?

O Congresso Brasileiro das Ciências da Comunicação – Intercom, que completa 35 anos, mobiliza diversas pessoas do meio da Comunicação, de alunos a professores, de recém-graduados a doutores. Seus prêmios são extremamente concorridos e a aprovação de um trabalho no Congresso é um sonho para muitos. Mas quem são aquelas pessoas que comandam a Intercom? Quem decide o tema da edição ou a Universidade que vai sedia-lo a cada ano? Quem faz o Congresso Brasileiro das Ciências da Comunicação?

Para responder essa e outras perguntas, foi criada a série “Quem é Quem – Intercom 2012”, que vai explorar a diretoria nacional e local desse grande Congresso.

Foto: Divulgação

Antônio Carlos Hohlfeldt: o presidente

Antônio Carlos Hohlfeldt nasceu em Porto Alegre, no dia 22 de dezembro de 1948. Formado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tem mestrado e doutorado em Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), na qual também atuou como coordenador do programa de Pós-Graduação em Comunicação Social por três anos.

Com 24 anos, tornou-se assessor da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre e, seis anos depois, assessor da Secretaria de Estado da Cultura, Desporto e Turismo do Rio Grande do Sul, onde ficou até 1981. Além disso, atuou como jornalista cultural do Correio do Povo e do Diário do Sul.

Em 1983, tornou-se vereador no Rio Grande do Sul pelo Partido dos Trabalhadores (PT), no qual trocou 7 anos depois pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), onde foi presidente estadual por um período. Em 2002, foi vice-governador do então eleito Germano Rigotto, no Rio Grande do Sul.

Tem treze livros de ficção infanto-juvenil publicados, entre eles: “Aventura Aventurosa de Canai”, “De Volta Para Casa” e “O Velhinho Que Virou Criança”. Escreveu também 15 obras de ensaio, como: “Teoria da Comunicação”, “Tensões e Objetos da Pesquisa em Comunicação” e “Última Hora – Populismo nacionalista nas páginas de um jornal”.

Atualmente, leciona “Teorias da Comunicação”, “Leituras em Jornalismo” e “Comunicação e opinião pública” na PUCRS e tem uma coluna semanal no Jornal do Comércio. Foi patrono da Feira do Livro de Porto Alegre em 2007. É Presidente do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação desde 2011, cargo no qual manterá até 2014.

Texto: Nara Pinto
Orientação: Profa. Joana Dutra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s