120 anos da Padaria Espiritual

A Padaria Espiritual completou 120 anos da fundação. Considerada um dos mais importantes e originais movimentos literários do Estado do Ceará, foi fundada por Antonio Sales em 30 de maio de 1892 e reuniu escritores, pintores e músicos, entre eles os romancistas Adolfo Caminha e Henrique Jorge.

A Padaria “foi precursora dos ideais modernistas apresentados na semana de Arte Moderna, de 1922”, assim ensina a professora de Literatura Nádya Gurgel em seu material didático. Com ideais nacionalistas, os padeiros, como eram conhecidos os membros desse movimento, tinham o intuito de fornecer um alimento para alma, a literatura. Eles rejeitavam os estrangeirismos, principalmente de origem francesa, que era a maior influenciadora da cultura local na época.

Funcionamento da Padaria

As reuniões, chamadas de fornadas, eram presididas por um padeiro-mor. Aos domingos, produziam o jornal “O Pão”, com oito páginas. De 1892 até 1898, foram 36 fornadas. O ponto de encontro mais conhecido dessas reuniões foi o Café Java, localizado na Praça do Ferreira, Centro da cidade.

Cada padeiro tinha seu pseudônimo, nome de guerra com o qual assinava seus textos. O de Antonio Sales era Moacir Jurema, em referência à fundação do Ceará. Alguns autores tinham pseudônimos engraçados e até curiosos, como o de Ulisses Bezerra, o Frivolino Catavento.

Carri Costa, ator e roteirista de teatro, descobriu nas leituras dos padeiros um jeito “moleque, genuinamente cearense de satirizar, ironizar a sociedade.” O autor tem influencias dessa escrita nos seus textos.

Bienal 2012

O maior evento de literatura do estado do Ceará terá como temática em 2012 a Padaria Espiritual. A X Bienal Internacional do Livro acontecerá de 8 a 18 de novembro no Centro de Eventos, conforme informações da Secretaria de Cultura do Governo do Estado em lançamento no dia 15 de maio.

Saiba mais sobre a Padaria Espiritual no documentário de Felipe Barroso:

Texto: Lorena Cardoso
Orientação: Profa. Adriana Santiago

Um comentário em “120 anos da Padaria Espiritual

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s