Com as férias próximas, Unifor fica vazia

Com as férias se aproximando, Unifor fica vazia / Foto: Marina Duarte

As férias vão se aproximando e, com isso, vai ficando cada vez mais fácil de perceber o quanto o campus da Universidade de Fortaleza (Unifor) começa a ficar vazio. Os alunos que passam por média possuem o privilégio de ter férias mais cedo, fazendo avaliação final (AF) apenas os que ficam devendo nota. E, como normalmente poucos ficam pendentes, é observada uma diminuição bastante significativa do número de alunos em salas, praça de alimentação e no campus como um todo. Os bancos, que de início eram sempre ocupados, passam a ficar livres e isso em grande quantidade, as filas para comprar um lanche, que normalmente eram vistas dando voltas ao redor do Centro de Convivência (CC), agora diminuem para poucas pessoas ou até nenhuma, até mesmo as gráficas, que sempre tinham várias pessoas aguardando a sua vez, hoje estão ficando mais vazias e a rapidez em atender um ou outro aluno é cada vez mais frequente nesse período.

Todo esse vazio é visto tanto pelo lado positivo como negativo. Bom para alguns devido a essa facilidade em comprar um lanche ou pela rapidez em imprimir um trabalho na gráfica, e ruim para outros porque passa uma imagem diferente do verdadeiro cotidiano do começo do semestre, pois atualmente, a Unifor conta com cerca de 25 mil alunos, e durante todo o semestre é comum ver um aglomerado de pessoas espalhadas por todos os espaços do campus, o que muda completamente nessa fase que antecipa as férias.
“Acho normal, é bom porque tudo fica mais vazio, mas a Unifor também promove oficinas”, explica a estudante de publicidade, Jéssica Silva, relatando que, apesar da falta dos alunos, existem atividades no campus que estimulam um maior movimento de estudantes, independente do número que venha a participar. A estudante de jornalismo, Roberta
Tavares, enfatiza um ponto negativo. “Como perigo existe em todo lugar, eu procuro andar sempre acompanhada nesse período de férias”.
Apesar de toda essa mudança visual que a Unifor passa a ter, os estágios da área de comunicação, como Nic (Núcleo Integrado de Comunicação), Labjor (Laboratório de Jornalismo), TV, rádio, dentre outros, continuam firmes e fortes, pois mesmo com as férias dos estudantes, tudo deve funcionar normalmente para que sempre sejam gerados conteúdos atualizados para esses veículos. Devido à mudança do cotidiano, os estagiários começam a ter uma maior possibilidade de aperfeiçoar cada vez mais todos esses caminhos que abrem portas um maior aprendizado, tanto na carreira profissional como para ser levado por toda a vida. Isso demonstra que independente do período, com ou sem aula, campus vazio ou não, os alunos continuam sempre aprendendo ao longo da fase acadêmica.

Texto: Otelino Filho

Orientação: Profa. Adriana Santiago

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s