Festival de Artes Cênicas celebra aniversário do TJA

Aniversário do TJA é comemorado com Festival de Teatro / Foto: Renata Pires

No dia 17 de junho, o Theatro José de Alencar (TJA), que até hoje continua sendo uma referência artística e turística para Fortaleza, celebra 102 anos de existência e, para comemorar a data, a Secretária de Cultura do Ceará promove junto a uma série de eventos culturais, o “Zona de Transição”, Festival Internacional de Artes Cênicas do Ceará, que acontece entre os dias 15 a 24 de junho.

O festival que tem como proposta servir de intercâmbio cultural, conta com mais de 40 produções de países diferentes, como Argentina, Dinamarca, Itália, Paraguai, Brasil etc. As apresentações variam entre formas de expressão artísticas diferentes, como intervenções, performances e espetáculos, acontecendo em espaços variados do Teatro, migrando também pelo Centro da Cidade.

Porém, a programação de aniversário do Teatro não se restringe só ao “Zona de Transição”. No dia 16, acontece a segunda edição da Virada Cultural do TJA. Mais de 24 horas de programação comemorativa. Entre as apresentações previstas estão o show da cantora paulistana Tiê e do grupo argentino Tagheto, pioneiro na mistura de batidas nos acordes tradicionais no tango. Na madrugada da virada, a diversão fica a comando de festa com Djs convidados.

Izabel Gurgel, diretora do TJA e programadora do projeto Zona de Transição, comenta um pouco sobre as expectativas para o evento, “Talvez um festival artístico possa convocar a atenção pública para algo mais além da compra e venda que atravessa quase todas as nossas relações hoje. No caso do Zona de Transição, convocar a atenção para as artes cênicas, para o TJA, para o Centro, a área que concentra o maior número de equipamentos culturais da cidade e, muito provável, a área mais explicitamente degradada de Fortaleza.”

Vale a pena conferir de perto a programação de aniversário do Teatro José de Alencar, que está recheada de eventos ricos de cultura e talento.

Para saber mais sobre o evento e conferir a programação completa, acesse:
http://www.fundacaoamigostheatrojosedealencar.org/festival_zona_de_transicao.html.

Texto: Lígia Franco

Orientação: Profa. Adriana Santiago

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s