Quem é quem na Intercom 2012: Marialva Carlos Barbosa

Marialva no Focom, em fevereiro, na Unifor. / Foto: Thalyta Martins

Marialva Carlos Barbosa, nasceu em 19 de junho de 1954. Graduou-se em Jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 1976. Logo após fez mestrado, doutorado e pós-doutorado. Este último pela Centre National des Recherches Scientifiques, na França em 1998. Ela esteve presente no penúltimo Focom deste ano, realizado no dia 6 de março, na Unifor. Na oportunidade, Marialva foi só elogios a Universidade, que foi escolhida para sediar o evento pela primeira vez, em 35 anos, na cidade de Fortaleza.

Em 1979, Marialva começou a lecionar na Universidade Federal Fluminense e ao mesmo tempo trabalhava na TV Tupi, Rádio Tupi, Jornal Última Hora e Tribuna de Niterói. Depois trabalhou em empresas de outros setores, como Sul América Seguros, Esso Brasileira de Petróleo e Telerj, sempre no setor de comunicação.

Ao terminar o pós-doutorado, em 2001, Marialva retorna ao Brasil, implementando o projeto de doutorado na Universidade Fluminense (UFF-RJ). Até então, Marialva era coordenadora da pós-graduação. Em 2002, o projeto foi encaminhado à Capes, aprovado e a primeira turma teve início em 2003. Marialva permaneceu na coordenação do Programa de 2001 até 2006. Em março de 2006, saiu da coordenação e permaneceu como vice-coordenadora.

No ano de 2007, afastou-se da administração, ficando apenas como docente. Neste mesmo ano, lançou dois grandes livros: Percurso do olhar: comunicação, narrativa e memória (Niterói: Eduff, 2007) e História cultural da imprensa: Brasil (1900-2000) (Rio de Janeiro: Mauad X, 2007). Este último ganhou a Medalha Carlos Eduardo Lins e Silva, outorgada pela Intercom, em 2007, às mais representativas publicações lançadas nesse ano. No ano de 2008 venceu o prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação,categoria Maturidade Acadêmica. Em 2009, no primeiro semestre, atuou como professora visitantena UFRJ.

Marialva, atualmente, também exerce as funções de diretora científica da Intercom e presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar). Ela é uma das personalidades mais esperadas para o Intercom 2012.

Texto: Manoel Cruz

Orientação: Profa. Joana Dutra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s