Chegou a hora de defender os trabalhos

O TCC é a finalização de um ciclo/ Foto: Marina Duarte

O fim do semestre já faz parte do imaginário dos universitários por ser um período de muitos trabalhos e provas, entre outras atividades. Mas, para um grupo de alunos, esse período se torna ainda mais intenso, os concludentes. Para quem está se formando chegou a hora de apresentar o seu trabalho de conclusão de curso, o TCC. Esses trabalhos são feitos durante o último semestre do curso e apresentados a uma banca, onde, em algumas universidades como a Unifor, cabe ao aluno defender o que fez. Normalmente, esses trabalhos são feitos como monografia, mas, em alguns cursos, também podem ser produtos.

Esse é o caso da dupla Fabiane de Paula, que está se graduando em Publicidade e Propaganda e Waleska Santiago, que está se formando em Jornalismo. Elas estão fazendo um documentário sobre os pescadores do bairro Pirambu. O filme mostra seu cotidiano e trabalho. Fabiane se diz nervosa para a defesa do vídeo. “Estou bastante ansiosa para a apresentação, mas acho que todos vão gostar, pois o vídeo tá bem sensível e bonito, e as histórias emocionantes”.

Layza Patrícia, que está terminando o curso de Jornalismo, está fazendo a sua monografia sobre jornalismo cívico no “Meu Bairro Na TV”, onde discorre sobre o quadro do jornal CETV, da TV Verdes Mares. Ela diz que, muito tempo antes de começar a fazer, já pensava nesse tema. Passou a ler sobre o assunto aos poucos e fez o trabalho em três meses. Sobre a defesa, ela se mostra ansiosa, mas confiante. “Eu fico me perguntando se eu fiz o suficiente, se podia ter sido melhor. Mas, estou com boas expectativas e louca para defendê-lo”.

Pedro Humberto está concluindo o curso de Administração na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Seu trabalho é sobre Valuation, termo em inglês para avaliação de empresas, área de finanças que estuda esse processo de avaliação. Ele não precisa defender o seu trabalho, mas mesmo assim está ansioso e não vê a hora de entregar a monografia.

Segundo a professora Solange Teles, do Programa Tutorial Acadêmico(PTA), o trabalho é importante por ser a finalização de um ciclo. Nele, o aluno tem a oportunidade de refletir sobre o que estudou durante a graduação. “Essa reflexão é a principal diferença entre um curso técnico e uma universidade”, explica.

Texto: Hyana Rocha

Orientação: Prof. Alejandro Sepulveda

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s