NIC oferece mais três oficinas durante as férias

Foto: Marina Duarte

Para os alunos que não querem ficar parados durante a primeira semana de férias e estão em busca de experiência, um bom aprendizado e de ganhar, ainda, um certificado, as oficinas de férias do Núcleo Integrado de Comunicação (NIC) são a escolha ideal para investir o seu tempo. Elas acontecerão entre os dias 2 a 6 de julho e as inscrições poderão ser feitas a partir de amanhã, dia 19 de junho, na secretaria do NIC, sala Q- 19. As oficinas oferecidas são:

Design Editorial, com o professor Eduardo Freire. Segundo o professor, a oficina será como uma prévia da disciplina optativa que será ofertada a partir do próximo semestre que levará o nome de Jornalismo Especializado II (que também será ministrada por ele) e, por isso, os assuntos tratados durante a oficina serão amplamente abordados na disciplina. Durante a oficina, serão tratados o desenvolvimento do design de jornais e revistas e os seus princípios básicos. Será uma oficina que promoverá a união de discursão com a prática. Para entender melhor, o design editorial está intimamente ligado ao jornalismo e refere-se ao projeto visual e funcional de um produto (em nosso caso, jornais, revistas e livros), a sua adaptação é sempre focada para as necessidades do público alvo, cativando o uso dos leitores através da estética ao aplicar conceitos e usabilidade a sua forma.

Produção de Releases, com a professora Joana Dutra. Essa oficina acontecerá as terças e quintas e terá duas turmas, uma pela manhã e a outra no período da tarde. Segundo a professora, o release é a ferramenta mais tradicional e mais utilizada na assessoria de comunicação, desde que o jornalista se entenda na área da assessoria de imprensa. Ele é a matéria-prima da assessoria e o ponto de partida para a construção de muitas matérias.“Ele é tão fundamental que resolvemos ensinar como fazê-lo”. A oficina unirá a teoria com a prática e, ao final do curso, o aluno sairá capacitado para elaborar um bom release, que mesmo sendo da assessoria, ele trará uma boa base para uma matéria de jornal. Para entender melhor, a professora Joana explica que o release é um texto pautado na informação e não na adjetivação, que possui o objetivo de informar as redações sobre assuntos de interesse da organização ao trazer informação de qualidade para ser melhor recebido na imprensa e, posteriormente, se tornar uma pauta.

Cartazes Construtivistas, com o professor Alberto Gadanha. A oficina tem o objetivo de gerar um cartaz criado pelos alunos a partir de fundamentação teórica sobre o construtivismo russo. Para entender melhor, o construtivismo russo é um design soviético feito para o populismo, mas com uma pregnância e estilo incríveis. Foi no século XX que a propaganda russa se destacou, a partir da revolução de 1917, quando o pôster de propaganda em massa começou a ser utilizado para enviar mensagens diretas à população, como um meio de comunicação. Ele tem como características genéricas a extensa utilização de cores primárias, a fotomontagem e as formas geométricas também são muito utilizadas nas composições, que geralmente se apresentam sem serifa. “Iniciaremos com o contexto histórico, depois com apresentação de referências contemporâneas para depois passar para a fase de escolha de produto e geração de layout, produção do cartaz analógico, digitalização, edição e impressão do produto final”, explica o professor.

Mais informações: Com as secretárias do NIC, Cleoneide e Cristiane, no horário comercial. Ou pelo telefone 3477.3105.

Texto: Ahynssa Thamir

Orientação: Adriana Santiago

Um comentário em “NIC oferece mais três oficinas durante as férias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s