Aluna da Unifor fará pesquisa na Ásia

Com o objetivo de pesquisar e conhecer outras culturas, a aluna de jornalismo do 5ª semestre da Unifor, Cibele Juliana, realizará uma viagem à Tailândia com intuito de produzir material para um livro-reportagem. “A escolha de viajar para a Tailândia nasceu das minhas constantes pesquisas sobre países asiáticos”, conta

Motivada pela leitura sobre as mulheres girafas (mulheres que usam espiral de cobre em volta do pescoço), a estudante decidiu visitar uma província localizada no norte da Tailândia, que faz fronteira com a Birmânia.

Para a construção do livro, ela visitará a tribo dos Karen de Padaung, que são um exemplo de “mulheres girafas”. Segundo Cibele Juliana, essa tribo é a mesma que há 60 anos fugiu da tirania do regime militar de Myanmar e hoje vive dentro de suas próprias regras. “Adentrar esse universo com o intuito de observar seus costumes, modo de vida, a maneira que cultivam suas tradições e religiosidade serão algumas das observações que estarão dentro do contexto da pesquisa”, relata Cibele Juliana.

Na concepção da aluna, a comunicação com os nativos é um pouco complicada, pois apenas os líderes da comunidade falam inglês. Mesmo assim, poucos compreendem quando são indagados. Para isso, ela pensa na possibilidade de contratar um guia para intermediar o diálogo.

As viagens para o lado oriental do planeta não são novidades para Cibele. Motivada pelo interesse cultural daqueles povos, já viajou para a Índia e o Nepal, em 2010, quando cursava Odontologia. “Pude vivenciar um pouco da cultura indiana e aguçar minha vontade de voltar para pesquisar sobre o sistema de castas com ênfase nos de categoria Dalit, também conhecidos como ‘Intocáveis’”, avalia a estudante.

Roteiro de viagem

Para a produção do livro-reportagem, ela iniciará sua viagem dia 5 de julho, desembarcando inicialmente na África do Sul. Ficará no local por oito dias, sendo quatro no Kruger Park, o safari africano, em Johanesburgo. “Vejo o cenário para cenas perfeitas”, conta, lamentando o fato de não estender a pesquisa por causa do tempo restrito. Após esse período na África, ela irá para a Tailândia, principal foco da pesquisa. Neste país, além da tribo Karen de Padaung, a aluna visitará as cidades de Bangkok, Chiang Mai, Chiang Rai, Mae Hong Son, Ilhas de Phuket e Phi Phi Island.

Cibele Juliana revela que ainda pretende visitar o Oriente Médio e conhecer países como Finlândia, Tanzânia, Cuba e Egito, também motivada pela cultura e costumes daqueles povos.

Aspectos culturais locais também foram alvo de estudo da aluna. Em reportagem para a revista A Ponte, coordenada pelo professor Alejandro Sepúlveda, a estudante foi a Ipueiras, interior do Ceará, fazer uma matéria na qual teve como tema Histórias de Trancoso, que se referem a contos míticos baseados nas narrativas populares.

Texto: João José Quixadá
Orientação: Alejandro Sepulveda 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s