[Série] A cidade se prepara

Matéria produzida pelos alunos da oficina de jornalismo 2012.1

Foto: Divulgação

Fortaleza vai sediar seis jogos da Copa do Mundo em 2014. Desde que foi anunciada a notícia, a cidade se prepara para esse momento inédito. Para receber os milhares de turistas e não fazer feio no evento, Fortaleza vem investindo em grandes obras para a melhoria de sua infraestrutura.

O estádio Castelão, onde os jogos vão ser realizados, lidera a lista dos campos esportivos mais adiantados para a Copa do Mundo de 2014, a primeira realizada no Brasil. Em dezembro de 2012, quando as obras estiveram concluídas, Fortaleza vai ganhar o maior centro esportivo do Norte e Nordeste. A rapidez da obra, assim como a megaestrutura do Castelão impressionam.Prova disso é que o estádio recebeu o prêmio internacional World Demolition Awards, considerado o ‘’Oscar’’,da tecnologia de implosões no mundo. Não só o Castelão receberá uma megaestrutura com o anúncio da capital como sede da Copa.

Alguns projetos vão ser acelerados em virtude do evento e outros terão o impulso necessário para sua a implementação. No total, segundo o Governo do Estado as obras ligadas direta e indiretamente a Copa do Mundo terão gastos de R$ 9 bilhões.

O Metrô de Fortaleza, (Metrofor), foi um dos projetos mais esperados. Depois de 10 anos, finalmente com a chegada da Copa as obras foram aceleradas. No dia 15 de junho, foi inaugurado o primeiro trecho da linha Sul do Metrô de Fortaleza. O trecho Sul, vai passar por uma fase de testes até outubro deste ano. Mas, quem quiser ter sua primeira experiência de metrô não vai perder sua oportunidade. O Metrofor vai transportar passageiros voluntários entre as estações Carlito Benevides, em Pacatuba, e Parangaba, em Fortaleza.

Visando a melhoria do trânsito, Fortaleza resolveu construir um Sistema Bus Rapid Transit, ou seja, um sistema de ônibus rápido para o trânsito. A ideia da Prefeitura de Fortaleza é que com a criação de uma faixa exclusiva para ônibus na cidade,a capacidade de circulação de carros aumente consideravelmente. Outro ponto positivo do novo sistema de ônibus é a redução do tempo de embarque e desembarque de passageiros e os mapas de informação em tempo real.

O Porto do Mucuripe também vai ser reformado para atender melhor os turistas. A obra, prevista pra ser concluída em 2013, vai construir um novo cais, uma estação de passageiros com uma área de 9 mil metros quadrados, lojas de conveniência, estacionamento para ônibus e automóveis e uma área para o armazenamento de contêineres.

O Aeroporto de Fortaleza, Pinto Martins, não ficou de fora. Suas obras para reforma, ampliação e modernização do Terminal de Passageiros visam suportar o aumento do fluxo de passageiros na Copa do Mundo de 2014.

A Copa em números

  • 9 bilhões de reais é a estimativa de gastos para as obras da Copa do Mundo em Fortaleza.
  • O valor total de investimentos em mobilidade urbana que competem à prefeitura de Fortaleza é de R$ 261,5 milhões.
  • 518,6 milhões de reais serão investidos no Castelão.
  • 350 milhões de reais serão gastos para reformas no Aeroporto de Fortaleza aumentando a capacidade de passageiros para 8,6 milhões por ano.
  • 525 milhões de reais serão investidos na reforma do Porto do Mucuripe.

Brasil, o País do Futebol
O futebol é uma das grandes paixões dos brasileiros. Por isso, a confirmação do Brasil e de Fortaleza como sede da Copa do Mundo de 2014, foi tão comemorada como uma final de campeonato. Terra de artilheiros como Pelé, Garrincha, Ronaldo Fenômeno e Ronaldinho Gaúcho, o Brasil tem a chance de mostrar seu potencial nos campos. É impossível falar em futebol e Copa do Mundo e não lembrar do Brasil. Ao todo, foram cinco títulos conquistados nos anos 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002.

Texto: Por Julyana Brasileiro
Orientação: Profa.  Adriana Santiago

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s