[Série] De olho nos benefícios econômicos e na geração de emprego

Matéria produzida pelos alunos da oficina de jornalismo 2012.1

Foto: Divulgação

Cursos, seminários, oficinas e palestras. O tempo está passando bem rápido para quem está se preparando e investindo alto nas oportunidades de emprego que a Copa de 2014 irá proporcionar. Fortaleza tem sido apontada como uma das cidades que mais irá se beneficiar na geração de emprego e de renda, principalmente entre os setores de construção civil, turismo, transporte e telecomunicações.

Diante das estatísticas, quem já trabalha nesses setores está procurando se aperfeiçoar no serviço, investindo em cursos profissionalizantes como o Pronatec Copa (Programa de qualificação profissional para o setor de turismo), voltado especialmente para quem já trabalha nos ramos de hospedagem, alimentação fora do lar, agências de viagens, e outros setores do turismo. Ao todo, o Ministério do Turismo irá oferecer 240 mil vagas nos cursos de qualificação do Pronatec Copa até 2014.

No site do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas é disponibilizado um relatório com o levantamento de oportunidades de negócios e desenvolvimento empresarial para as micro e pequenas empresas para download.

O Programa Sebrae 2014, também disponível para download, contém um mapa com um caderno de conhecimento e oportunidades nos ramos de Construção Civil, tecnologia da informação, moda, turismo, e Comércio Varejista.

Os cursos on-line também estão sendo cada vez mais procurados, e estão sendo oferecidos pelo Bem Receber (projeto que apoia os cursos para a capacitação de profissionais até a data da Copa). Entre os cursos ofertados estão: capacitação em Capitão-Porteiro, mensageiro, recepcionista, e na área de gerência.

Muitas contratações já estão sendo efetivadas, embora que muitas delas temporárias. O próximo passo é garantir que muitas dessas contratações temporárias, sejam renovadas, beneficiando assim todas as partes envolvidas. A diminuição na taxa de desemprego, e a melhoria no desenvolvimento dos serviços, são alguns dos muitos benefícios trazidos pela Copa de 2014. Fortaleza tem mesmo muito a se beneficiar, incluindo as obras de infraestrutura que vão servir à população, e a melhoria no transporte público para conforto de moradores e visitantes da capital cearense.

De acordo com o coordenador de Estudos e Análises de Mercado do Sine/IDT, Erle Mesquita, os impactos no mercado produzidos pela copa levam algum tempo para serem materializados.

Segundo ele, a copa tem o efeito de reduzir de 0,3% a 1% o índice de desemprego. E embora as expectativas sejam as melhores possíveis, ele ressalta que a copa por si só não irá resolver o problema no mercado de trabalho, embora tenha um efeito de bastante importância.
Hotéis se preparam para receber os torcedores
Cinquenta e três hotéis de Fortaleza foram cadastrados pela Fifa, como “Hotel da Copa”, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Ceará (ABIH). Para ter o selo, o estabelecimento deve ceder quartos exclusivos para hóspedes que irão assistir a jogos da Copa do Mundo em Fortaleza, em junho de 2014.

Segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Ceará (ABIH-CE) Régis Medeiros, a cidade deverá receber mais cinco grandes hotéis (o que significa uma demanda maior nas contratações de funcionários), por conta dos ganhos que a Copa traz ao turismo local. Entre os bairros que estarão localizados, encontram-se Praia do Futuro, Praia de Iracema, e Meireles.

Texto: Thiciane Diniz
Orientação: Profa. Adriana Santiago

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s