[Série] Investimento em cursos de capacitação e o mercado para 2014

Matéria produzida pelos alunos da oficina de jornalismo 2012.1

Foto: Divulgação

Faltando pouco mais de dois anos para a Copa do Mundo de 2014 a palavra que não pode (ou pelo menos não deve) faltar no vocabulário das pessoas é: capacitação. Isso porque uma vaga no mercado de trabalho é bastante disputada, e durante o mundial a tendência é aumentar. Para ninguém ficar “para trás”, várias empresas investem cada vez mais em cursos que visam esse tipo de aperfeiçoamento profissional. Para Caroline Alves, gerente do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/Ceará), um curso de capacitação é muito importante por um único motivo: “Por ser o passo inicial para se desenvolver a formação profissional o que contribui ao exercício de uma ocupação com identidade reconhecida pelo mercado de trabalho”.

O Senac possui várias oportunidades de cursos, oficinas, eventos e atividades profissionais. O preço, para valorizar o currículo, é variável e as formas de pagamento podem ser feitas em boleto bancário ou cartão de crédito. Segundo Caroline, os cursos mais procurados no Senac “são nas áreas de saúde e beleza, como as capacitações de cabeleireiro e massagista”.

Com o objetivo de preparar melhor os trabalhadores brasileiros e receber os visitantes com a devida qualidade, o Ministério do Turismo, juntamente com o Ministério da Educação, criou o projeto Pronatec, que é voltado exclusivamente para a qualificação dos profissionais e aprendizagem de outros idiomas. Até a Copa de 2014, serão 240 mil vagas ofertadas pelo Sistema S (Senac, Sesc, Sesi e Senai) e instituições federais de educação profissional. Para participar do ‘Pronatec Copa’, o interessado deve ter 18 anos ou mais, e morar em uma das 12 cidades-sede da Copa ou em um dos destinos turísticos selecionados. Caroline afirma que o Pronatec tem público específico, “são profissionais de turismo e hospitalidade que trabalham atualmente e serão indicados pelos estabelecimentos onde atuam” completa.

Empreendedorismo: o caminho para novas oportunidades

Diferentemente do Senac que capacita mão-de-obra e especializando-a em uma determinada área específica, o trabalho do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é voltado para o empreendedor, utilizando o mapeamento de oportunidades para cada tipo de microempresas que esteja analisando. O mapeamento de oportunidades consiste em treinamentos, capacitação, e ações visando estimular a criatividade dos participantes da consultoria.

Com a Copa do Mundo de 2014, esse trabalho de mapeamento se amplia, analisando quais produtos vão se adequar ao mercado que se ampliará em Fortaleza com o grande número de turistas que circularão por aqui.

Várias áreas do mercado serão afetadas com esse fluxo maior de pessoas, entre os principais com certeza estarão o turismo, a moda, o agronegócio e o comércio varejista. E é pensando em ações específicas, para cada segmento, que o Sebrae está ajudando os empreendedores a se prepararem para o que está por vir.

“Preparamos o microempresário para adequar seus serviços a uma demanda maior, dando inclusive sugestões de serviços diferenciados para cativar um maior número de clientes”, enfatiza Eveline Tabosa, consultora do Sebrae.

Com cursos que em sua maioria, variam de R$120 á R$300, dependendo da área de interesse e da carga horária, o Sebrae vem melhorando a qualidade dos serviços dos profissionais que buscam sua ajuda. Contudo, apesar dos públicos diferenciados isso não impede que haja parcerias entre o Sebrae e o Senac, “trabalhamos juntos muitas vezes, pois o Senac fornece a mão-de-obra especializada que precisamos para o mercado com o qual a gente trabalha”, ressalta Eveline.

A Copa de 2014 será uma grande chance para você e/ou seu negócio dar certo. Aproveite melhor essa oportunidade se capacitando, e podendo assim ocupar melhores vagas no mercado de trabalho.

Texto: Andréa Nunes e Daniely Araújo
Orientação: Profa. Adriana Santiago

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s