Estudantes falam das expectativas para Intercom 2012

Além de trazer pesquisadores brasileiros e internacionais para uma série de eventos que debaterão o futuro da comunicação brasileira, o congresso nacional da Intercom também reunirá estudantes de todo o Brasil. Como pela primeira vez o encontro acontece na capital cearense, aspirantes a jornalistas, publicitários, relações públicas e mercadólogos estão ansiosos para a chegada de setembro.

É possível ter uma ideia da diversidade dos alunos visitantes a partir do grupo criado no Facebook , que reúne até o momento 900 membros . Na página há discussões acerca de hospedagem e alojamentos , dúvidas sobre submissão de trabalhos e curiosidades sobre Fortaleza .
Um desses visitantes é Elton Gutoch , estudante de Publicidade e Propaganda da Universidade Estadual do Centro – Oeste ( UNICENTRO – PR ) . Ele , que há dois anos participa dos congressos, nunca veio à Fortaleza e imagina uma cidade com belas paisagens e com uma grande riqueza cultural , já que é um dos destinos mais procurados no Brasil . “ Espero tirar o máximo de proveito possível , participando das atividades que o evento vai oferecer como também as possibilidades de lazer que a cidade permite . Unir o útil ao agradável “ , comemora.

Elton Gutoch ( último da ponta direita ) e amigos na Intercom Sul regional em 2011. Foto: Acervo Pessoal

Laísa Melo participa pela primeira vez do Congresso e estuda Jornalismo na faculdade Anísio Teixeira , em Feira de Santana, na Bahia. “ O Nordeste está mais participativo em eventos nacionais . Espero agregar conhecimentos , mas também ver no congresso algum exemplo do que é feito em jornalismo no estado “ .
A estudante de Relações Públicas da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) , Emanuelle Rodrigues se recorda da receptividade dos cearenses : “Tive a oportunidade de conhecê –los em outros congressos e são muito simpáticos . Tudo indica que a viagem será maravilhosa “ , conta , animada .

Emanuelle Rodrigues( lado esquerdo) na Intercom Nacional 2011 ao lado de José Marques de Melo. Foto: Acervo Pessoal

Segundo Marialva Barbosa , diretora científica da Intercom , o sonho de realizar o congresso no Ceará teve início em 2010 , quando a Unifor sediou o Congresso de História da Mídia . “ Na ocasião vi de perto que a Unifor tinha todas as condições de sediar o maior Congresso de Comunicação da América Latina . Então fiz um primeiro contato com a professora Erotilde Honório , que é sócia da Intercom há vários anos , que encampou a ideia e fez os trâmites com a direção geral , para que o evento pudesse ser realizado no estado “ .
Marialva conta também suas expectativas com relação ao evento , que completará 35 anos : “ Temos certeza de que realizaremos um congresso inesquecível e que mostrará a maturidade da Intercom e da Universidade de Fortaleza . Tenho certeza de que todos da Unifor receberão os congressistas que vêm de todo o Brasil e de 8 países do mundo com solidariedade , respeito e hospitalidade , como é comum no povo cearense .” , finaliza.

Texto: Emilly Souza
Orientação: Profa. Joana Dutra 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s