
Em homenagem ao dia do artista, escolhemos um grupo que expressa a arte em seus mais diversos aspectos. O Coletivo Comparsas da Vivenda reúne jovens envolvidos por um ideal: expressar desejos, sentimentos e pensamentos, através da música. Esse é o intuito do coletivo intitulado de Comparsas da Vivenda. O coletivo vem ganhando destaque na cena local tanto pelas apresentações em grupo quanto pelos projetos de seus integrantes com músicas autorais desde o ano de 2011. Os músicos já possuem uma bagagem significativa de apresentações, tanto em Fortaleza quanto em outras cidades do Nordeste, além de uma boa interação com as redes sociais.
As influências desse coletivo são as mais diversas possíveis. Passeiam entre o blues, o rock, o jazz, indo até o maracatu cearense e o baque virado, além dos momentos teatrais que misturam a música com outras experiências. A mistura de ritmos e sons é uma das marcas registradas do grupo. O perfil do coletivo no Facebook já possui algumas centenas de curtidas e os fãs são bastante participativos, trocando mensagens e opiniões com os integrantes.
O coletivo surgiu da ideia de um grupo de amigos que possuía em comum o intuito de tocar, recitar poesias e aproveitar os momentos da vida. O pontapé inicial dos Comparsas foi durante um congresso da Intercom, que aconteceu em Caxias do Sul, no ano de 2010. Durante o evento eles se reuniram, tocaram e decidiram levar a sério o que antes era apenas uma reunião entre amigos. Na volta a Fortaleza, o coletivo já estava firme na proposta de seguir em frente, se apresentando com esse novo projeto.
Os jovens se dividem entre apresentações do coletivo e seus respectivos projetos pessoais. Porém, em ambas as ocasiões há um compromisso com o processo criativo musical, onde cada integrante faz questão de participar da concepção de cada música, com seus arranjos e cadências.
O coletivo acredita que sua arte vai além da definição de uma simples banda, tendo em vista que trabalham com poesia, teatro e outras expressões culturais, ou seja, não se delimitam quando o assunto é arte. Eles já fizeram uma turnê intitulada “Turnê Mormaço”, que passou por três cidades do Nordeste para apresentar as músicas já tão estimadas por um público fiel em Fortaleza. E além da capital do Ceará, passaram por Sobral e por Teresina, onde gravaram o disco ao vivo, além de uma filmagem para um documentário. No MySpace do coletivo podem ser encontradas algumas faixas musicais e informações sobre o conjunto.
O grupo também possui um blog que é atualizado regularmente com agenda de apresentações, e notícias sobre os projetos do coletivo e de cada um dos integrantes. Comparsas da Vivenda se define como o que ainda não conseguiu ser nomeado, mas um algo que respira inspiração musical, e partilha do desejo de mostrar aos outros o que a arte pode proporcionar.
O conjunto irá se apresentar na Unifor durante o Intercom 2012, que terá sua 35ª edição na capital cearense. Segundo Caio Castelo, um dos integrantes do grupo, as expectativas são as melhores possíveis. “É uma alternativa pra encontrar pessoas bacanas, e mostrar a nossa música. Quem conhece vai poder aproveitar, e quem não conhece terá a oportunidade de conhecer, e quem sabe nos acompanhar mais de perto. Acredito que vai ser bacana”.
Texto: Vitória Matos
Orientação: Profa. Joana Dutra