Bill Clinton muda a rotina da Unifor

Foto: Ahynssa Thamir

Na manhã desta segunda-feira, 27, a Universidade de Fortaleza (Unifor) recebeu o 42º presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton. Pela primeira vez na capital cearense, Clinton declara que deve ser o primeiro presidente americano a visitar a cidade “os outros não sabem o que estão perdendo”. O tema da sua palestra foi Embracing our Common Humanity – Sustentabilidade e Desenvolvimento Global. O evento, realizado no Ginásio Poliesportivo, marcou o lançamento do Programa de Educação Corporativa da Unifor.

Devido acordo com a assessoria do presidente, o conteúdo da palestra não pode ser divulgado ao grande público, e a captação de imagens ficou restrita ao uso doméstico dos convidados. Para o professor Antônio Celiomar, essa foi uma oportunidade ímpar. “Acho a iniciativa interessante pelo fato de poder ver pessoalmente o homem que já foi um dos mais poderosos do mundo”. A professora Solange Teles concorda e acrescenta “É um evento de grande visibilidade. Quem ainda não conhecia a Unifor, a partir de hoje irá conhecer”.

Cerca de mil convidados assistiram à palestra ao vivo e outros mil inscritos acompanharam a transmissão em tempo real no Teatro Celina Queiroz, no auditório da Biblioteca ou nos auditórios do bloco A (A-1, A-2, A-3 e A-4). Entre os convidados que ficaram no ginásio, a instituição separou em três grupos: o grupo verde, onde estavam os alunos, professores e funcionários da Unifor; o grupo bronze, o qual ficou a família do grupo Edson Queiroz, os coordenadores de cursos e os diretores de centros; e o grupo prata, onde ficou o governador Cid Gomes, a prefeita Luizianne Lins, o ex-senador Tasso Jereissati, alguns dos candidatos à prefeitura de Fortaleza, os secretários, o reitor e o vice-reitor.

A palestra foi voltada para a sustentabilidade, o desenvolvimento, a preservação ambiental, a implementação de políticas socioeconômicas justas e a responsabilidade social, temas sempre presentes na Fundação William J. Clinton. O presidente ressaltou diversas vezes durante a palestra que a palavra-chave para que esses ideais sejam alcançados é ‘cooperação’. E acrescentou que o planejamento é fundamental para a resolução de qualquer questão, levando em conta que o foco é exatamente de ‘como será feito’. “Não importa o que você irá fazer ou o quanto você irá gastar, não importa quanto dinheiro você tem ou não tem, o que importa é pensar em como você vai fazer para que as suas intenções se tornem mudanças nas vidas das pessoas”.

Texto: Ahynssa Thamir
Orientação: Profa. Adriana Santiago

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s