
Apesar do nome, a “Oficina de Textos Jornalísticos” será um dos muitos minicursos oferecidos na Intercom 2012. No dia 4 de setembro, a partir das 9h, 20 alunos trocarão experiências com Márcio Castilho, professor de Oficina de Reportagem e Jornalismo Institucional da Universidade Federal Fluminense (UFF).
De acordo com Márcio, serão apresentados diversos atributos do texto jornalístico, estimulando a produção de vários estilos e o uso dos recursos linguísticos. Também está programada a apresentação dos erros mais comuns na reportagem impressa e algumas dinâmicas de produção de textos narrativos, descritivos e mistos.
“A ideia é justamente reforçar e complementar o conteúdo que os alunos já trazem da sua experiência na graduação. Acredito que o professor de disciplinas práticas, além de apresentar algumas técnicas de jornalismo, deve, sobretudo, estimular o aluno a gostar de jornalismo. Esse é o maior desafio. Costumo dizer que o melhor jornalista não é aquele que tem mais domínio das regras, mas o profissional que atua como sujeito pensante e compreende o jornalismo, em particular, e a comunicação social comprometidos com a sociedade. Isso significa que a prática deve estar articulada sempre com a formação ética e teórica.”
Não são só os estudantes que estão ansiosos para o início das oficinas e minicursos. Márcio, que já participou três vezes da Intercom, explica que o aprendizado é permanente e coletivo e que aprende muito ouvindo os alunos e lendo seus textos. “Participar de um congresso de abrangência nacional potencializa esse aprendizado por permitir a convivência e o diálogo com pessoas de diferentes estados e culturas. Acho que vai ser uma experiência muito boa.”
Texto: Thais Praciano
Orientação: Profa. Joana Dutra