Filmes e internet: novas formas de consumir conteúdos

Foto: Divulgação

Fim de semana em casa combina com um bom filme, sofá e pipoca. Porém, sair de casa para ir a uma locadora pode gerar preguiça e desânimo. É por isso que atualmente várias locadoras  disponibilizam de serviços on-line com versões e variedades de filmes virtuais. O sistema é simples, porém varia de acordo com cada empresa.

Em uma sexta-feira a noite, a esteticista Emanuella Nunes foi à locadora do bairro alugar a comédia “De pernas pro ar”. Porém ao chegar em casa, a programação que tinha feito para o seu fim de semana acabou mudando devido a problemas de saúde na família e o DVD que havia alugado acabou esquecido na prateleira de seu quarto durante 15 dias. Ao voltar à locadora para devolver o filme, Emanuella pagou uma enorme quantia em dinheiro pelo atraso na devolução. Esse problema terminou depois que uma colega de trabalho indicou o serviço de locadora on line, que chegaram ao País há cerca de dois anos prometendo uma revolução nos hábitos dos cinéfilos brasileiros.

Na Blockbuster, localizada na Avenida Dom Luis , por exemplo, ao realizar seu cadastro o cliente adere um plano onde é permitido o aluguel de um determinado número de filmes por mês.  Na internet o cliente terá disponível um catálogo com os títulos disponíveis. Depois da escolha realizada os filmes são entregues na casa do cliente, sem prazo de devolução e nem multa.

“Aderi ao plano e estou gostando muito, o que pago por mês era o que pagava de multas e juros por atraso; o serviço é eficiente e sem complicações”, diz a esteticista.
O sistema de locadora on line traz comodidade e econômia para os clientes. O serviço é realizado por meio da internet, sem sair de casa, sem multas por atraso e por um preço mais em conta do que o das locadoras tradicionais.

Streaming: a nova opção de assistir filmes

Serviços que disponibilizam conteúdo audiovisual via streaming não são novidade. Empresas como  Netflix, NetMovies ou Saraiva Digital estão entre as que mais crescem no mercado brasileiro de video sob demanda, o VoD. Entre filmes e séries, o usuário do novo sistema tem total liberdade de escolha e nenhuma restrição em relação à quantidade de conteúdo consumido. Basicamente, os assinantes precisam estar conectados à internet para ter acesso ao conteúdo disponibilizado pelos provedores. Por exemplo, o serviço Netflix recomenda que o usuário tenha internet com velocidade mínima de 500 kpbs (0.5 MB). E os serviços não se restringem apenas à telinha do computador, vários dispositivos são compatíveis com o serviço, como TVs e smartphones.

Ivan Carvalho Costa, estudante de engenharia, adorou o serviço. Ter a liberdade de poder acessar o conteúdo em qualquer lugar com acesso à internet foi fundamental para a adesão. Em casa ou no trabalho, Ivan conta que utiliza até celular para se manter atualizado com sua série favorita, o clássico mexicano Chaves. ‘’É sensacional. A variedade de títulos disponíveis e o preço foram os fatores que mais contribuíram para minha adesão ao serviço”.

Apesar dos pontos positivos, alguns usuários ainda não se sentem confortáveis com o novo modelo proposto. Igor Alencar, publicitário, argumenta que ainda não sabe se vale a pena. Estando em seu primeiro mês de assinatura do serviço Netflix, período de teste gratuito concedido pela empresa, Igor reclama que a grade de programação disponível é desatualizada e sente falta de lançamentos do cinema, que ainda são apenas encontrados em locadoras físicas.

Ercília Rocha, estudante universitária, acabou desistindo das locadoras virtuais. Ela percebeu que pagava a mensalidade sem desfrutar do serviço, pois não sobrava tempo para assistir aos filmes. “Não estava valendo a pena”, conta a ex-cliente. Para alguns clientes, o sistema só é vantajoso para quem não tem paciência para ir à locadora procurar filmes, ou possui o hábito de alugar muitos DVDs por mês.

Vantagens e Desvantagens
O serviço que disponibiliza filmes e series mais conhecido do mundo, Netflix, no Brasil veio com o foco puramente em vídeo sob demanda. Já contando com uma base instalada de cerca de 23 milhões assinantes no mundo todo, o Netflix brasileiro, assim como todos os outros serviços sob demanda, vem com vantagens e desvantagens que precisamos ficar atentos.


Texto: Célio Scipião e Lucas Menezes
Orientação: Prof. Eduardo Freire

Matéria produzida pelos alunos da oficina de jornalismo 2012.1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s